Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

André do Premium defende a criação de política de enfrentamento à brucelose e à tuberculose animal

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai analisar o projeto de lei de nº 8828/24, de autoria do deputado André do Premium (Avante), que institui a Política Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal, para controlar e erradicar a doença por meio da diminuição da prevalência e da incidência destas doenças nos rebanhos goianos.

Ademais, a propositura tem por objetivo alcançar um número significativo de propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, ou monitoradas, e que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário. Também é proposto, na redação da norma, defender a sustentabilidade sanitária do agronegócio goiano e agregar valor e confiança sanitária aos rebanhos goianos, para diminuir os riscos à saúde pública.

Entre as diretrizes da política estão a importância de eliminação dos animais positivos, de forma a se evitar a contaminação do rebanho; o incentivo às boas práticas de manejo para vacinação instituídas pela Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além do estímulo à certificação do padrão de qualidade sanitária das espécies animais e vegetais, utilizadas nas cadeias produtivas, permitindo a abertura de mercado interestadual e internacional para produtos goianos.

A proposição objetiva erradicar a brucelose e a tuberculose, por meio da diminuição da prevalência e da incidência destas doenças nos rebanhos goianos, alcançar um número significativo de propriedades certificadas como livres de brucelose e tuberculose, ou monitoradas para brucelose e tuberculose, e que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário. Pretende, ainda, defender a sustentabilidade sanitária do agronegócio goiano e diminuir os riscos à saúde pública.

O processo se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA