Geral

Ameto e UFT definem parceria para criação de cursos de geologia e na área de mineração no Tocantins

Publicado

em

Dando continuidade ao fomento do setor de mineração no Estado e a formação de mão de obra qualificada, a Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) participou nessa sexta-feira, 7, do encontro com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bolovato, para discutirem sobre a implantação de graduações na área das geociências, como o curso de geologia, e, ainda, sobre a criação de cursos de pós-graduação em áreas correlatas a mineração. Foi considerada ainda, a abertura do curso tecnólogo em nineração em um dos polos da UFT, que se localiza próximo a municípios mineradores. O encontro ocorreu na reitoria da UFT, em Palmas.

Na ocasião, foi discutido a consolidação de um termo de cooperação técnica entre Ameto e UFT, com vistas ao estreitamento dos laços entre as instituições e a parceria na criação de cursos que atendam às necessidades de capacitação profissional na sociedade, diante as perspectivas para o setor minerário, contribuindo assim, para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins.

Para Bovolato, geólogo de formação, é importante que a universidade acompanhe as transformações que a mineração tocantinense vivencia. “É importante formatar um curso tendo uma radiografia do que o mercado precisa. Vamos nos juntar. Hoje, sozinhos, conseguimos andar pouco, mas se nos juntarmos podemos avançar muito”, afirmou.

READ  Mais de 30 mil pescadores artesanais estão com registros cancelados

Outro projeto da Ameto, apresentado à UFT, é a possibilidade de parceria entre as instituições, para a criação de um Museu de Geologia do estado do Tocantins, que contará com amostras e materiais advindos dessa área de estudo, apresentando o nosso potencial e que ainda proporcionará visibilidade e conhecimento, demonstrando a valorização deste setor. Contará ainda com o apoio do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM).

O presidente da Ameto, Mauro Mota, relatou que o Tocantins vivencia um momento ideal na mineração. “Com o Mapa Geológico e de Recursos Minerais, disponibilizado por completo no início de setembro, entramos em um novo momento da mineração. Nos tornamos cada vez mais atrativos para investimentos nacionais e estrangeiros em pesquisas e precisamos nos preparar para o avanço que o setor terá deste ponto em diante.  A formação de mão de obra qualificada é essencial para que estado acompanhe o desenvolvimento do setor, gerando renda e empregos”, declarou.

Da Ameto, participaram também o diretor de geologia e mineração, Otton Nunes Pinheiro, o geólogo, Sanclever Peixoto e a engenheira de minas, Caroline Dourado.

READ  Primeiro dia útil do ano com 91 chances de assinar a carteira de trabalho

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA