Política

Alunos do CPMG Dr. César Toledo participaram, nesta terça-feira, da 6ª edição do projeto “Escola no Legislativo”

Publicado

em

O projeto Escola no Legislativo, em sua sexta edição, recebeu, na manhã desta terça-feira, 23, 34 alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual da Polícia Militar (CPMG) Dr. César Toledo, localizado no setor Jardim Alexandrina, em Anápolis. A programação foi iniciada com a realização de uma palestra da servidora da Seção de Educação para a Cidadania, Carolina Soares Sousa,  que discorreu sobre o tema “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”. 

Na palestra, Carolina Soares explorou a origem e a evolução histórica do Parlamento e as funções dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O nosso intuito é mostrar a importância da história política do país, a importância do poder legislativo em todos os âmbitos e, também, trazer conhecimento para que os alunos possam fazer escolhas conscientes quando se tornarem eleitores. Nossa ideia principal é trazer proximidade entre os alunos e o Poder Legislativo goiano, para que eles desenvolvam o senso de dever político”, destacou.  

Após a palestra, os alunos assistiram ao filme “Cora Coralina, todas as vidas”, que faz parte da exposição “Cora Coralina: sou Paranaíba pra cá”, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Em seguida, a professora Ethiene Gonçalves acompanhou os alunos por uma visita guiada pelas principais dependências do Palácio Maguito Vilela, como o plenário Iris Rezende. 

READ  Projeto do Executivo quer regularizar situação de advogados autárquicos em Goiás

A coordenadora de área do CPMG Dr. César Toledo, professora Sheila Clarisa Gonzaga, ressaltou que a visita é importante para que os alunos aprendam na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Nossos estudantes já têm domínio sobre o conhecimento apresentado, e conhecer a Alego é uma forma de vivenciar, in loco, o conteúdo e, principalmente, ajudar na formação social deles como cidadãos”, afirmou. 

A estudante Emily Rodrigues, de 17 anos, em sua primeira visita à Alego, explicou a importância do projeto Escola no Legislativo. “Nosso principal objetivo era conhecer a política de forma prática e a ida plenário Iris Rezende foi a parte mais interessante da programação”, disse. 

Despertando consciências

A iniciativa tem o intuito de estimular o desenvolvimento de uma consciência de cidadania e aproximar a sociedade, e especificamente a comunidade estudantil, o Legislativo e o trabalho parlamentar, que representa os anseios do povo. O objetivo é contribuir para uma educação voltada à formação de cidadãos dotados de competências que os habilitem a fazer suas escolhas e a atuar criticamente em seus respectivos cotidianos. 

READ  Relatório do TCE com prestação de contas estaduais de 2018 é aprovado

O projeto Escola no Legislativo atende unidades integrantes de toda a rede de ensino de Goiás, tanto públicas quanto privadas. Em média, de 30 a 40 instituições educacionais, do ensino fundamental ao superior, circulam pelas dependências da Alego, anualmente. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA