Política

Alego Ativa em Piracanjuba contabiliza mais de 6.500 atendimentos

Publicado

em

Piracanjuba sediou, no último dia 27, a 17ª edição do Alego Ativa. Na data, o programa itinerante da Assembleia Legislativa de Goiás disponibilizou à comunidade da região, diversos atendimentos gratuitos, voltados, especialmente, às áreas jurídica e de saúde. Em evento estruturado na Praça Wilson Eloy Pimenta, em frente à Prefeitura da cidade, situada a 90 km da Capital goiana, foram realizados 6.511 atendimentos.

Os dados foram disponibilizados pela Diretoria de Assuntos Institucionais da Alego, departamento responsável pela realização do evento. Ao todo, a edição contou com 112 frentes de serviço, ofertadas por meio de 46 parceiros, oriundos de instituições goianas públicas e privadas. “Foi mais uma edição de êxito e, com certeza, mais uma vitória de todos os servidores e parceiros da Alego”, enfatizou Gustavo Sintra, diretor da seção.

Por iniciativa da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), o Alego Ativa é realizado desde o ano de 2019, com o objetivo de atender às demandas imediatas da comunidade local e ampliar a presença do Parlamento goiano na sociedade. Por meio de uma aproximação efetiva e humana, o programa deixa, a cada edição, um legado por onde passa.

“O Alego Ativa visa atender a população, que, muitas vezes, não tem condições de se deslocar até Goiânia para resolver as diversas pendências. Temos, no Alego Ativa, conseguido resolver essas pequenas demandas. Esse programa leva até os municípios goianos uma gama de serviços, viabilizados através de nossos parceiros”, pontuou o idealizador e coordenador do projeto, ex-deputado e diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio-GO), Simeyzon Silveira.

Satisfação

Liderança local e representante da cidade no Legislativo goiano, o deputado Amauri Ribeiro (UB) destacou a satisfação com a realização do evento, no qual avalia como surpreendente. “Que festa bonita! Foram mais de 6.500 atendimentos de diversos tipos. Quando prefeito da cidade, eu já tinha esse sonho de disponibilizar serviços sociais para a população da cidade que eu amo de coração”, celebrou o parlamentar.

O sentimento de “dever cumprido” é compartilhado pelo presidente do Parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira. “Tivemos um número expressivo de atendimentos nessa última edição, que realizamos no sul do estado, e isso demonstra a grandeza desse programa, que temos muito orgulho em realizar. Essa, sem dúvida, é a melhor maneira do Legislativo goiano ir até a população e o melhor de tudo, para levar serviços a quem realmente precisa. são serviços que fazem a diferença e são possíveis de serem realizados graças ao empenho dos nossos servidores e entidades parceiras, que não medem esforços para atingirmos nossos objetivos”, salientou.

Natural de Piracanjuba, o diretor-geral da Alego, Wesley Borges, também enalteceu o feito. “Tenho uma história e uma tradição com essa cidade. Levar o projeto Alego Ativa e seus parceiros à cidade, é, também, uma forma de a população saber o que acontece dentro da Assembleia Legislativa, como a votação de projetos de lei que defendem os interesses da população. Nas cidades onde já foi realizado esse programa, mais de 88 mil pessoas foram atendidas. Nossa meta, até o final do ano, é atender mais de 100 mil”, destacou.

READ  Rafael Gouveia propõe criar Deam em São Luís de Montes Belos

Atendimentos

Dentre as frentes de serviço oferecidas à população, são destaque no programa: a emissão de documentos, como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF, além dos atendimentos médicos em diversas especialidades, como dentista, dermatologista, nutricionista, profilaxia da dengue, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consultas oftalmológicas.

Outro diferencial da 17ª edição foi referente aos cursos de qualificação, capacitação e oficinas profissionalizantes. A Escola do Legislativo, por exemplo, desembarcou na cidade dias antes do evento, para ministrar um curso com a temática “A Aplicação da Nova Lei de Licitações nos Municípios” (Lei nº 14.133/21). O conteúdo tem como público-alvo servidores públicos que atuam nessa área, gestores e vereadores, visando a qualificação dos mesmos para a utilização dessa lei.  

Além disso, o evento em Piracanjuba contou com workshop voltado à produção de chocolates, oficina de currículos e oficina de eletricidade residencial, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oficina de decoração de balões e os tradicionais cursos já ministrados nas edições anteriores, voltados para atendimento, vendas, administrativo e marketing digital.

E ainda: coleta de sangue para doação, atendimentos ao produtor rural, corte de cabelo, apresentações culturais, recreação para crianças, consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), negociação de débitos e atendimentos do Vapt Vupt, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado, carreta de panificação, dentre outros.

Resultados

Iniciado no ano de 2019, o Alego Ativa precisou ser suspenso em março de 2020 em função da chegada da pandemia de Covid-19. Com a diminuição do número de casos e o início da vacinação, as atividades foram retomadas após um ano e meio, em setembro de 2021. Em janeiro de 2022, houve outra breve suspensão em razão de uma nova alta de infecções pelo vírus no estado. O programa, porém, foi continuado em março, após estabilidade, ainda com mais força.

Até o momento, mais de 38 mil atendimentos foram realizados, apenas no presente ano, em que foram realizadas cinco edições nos municípios de Goianésia, Novo Gama, Rio Verde, Itapaci e Piracanjuba, de forma respectiva. Situado na região do entorno do Distrito Federal,  Novo Gama foi o campeão na entrega de serviços, com mais de 10 mil atendimentos contabilizados. “Todas as edições deste ano superaram as nossas expectativas. São números que, sem dúvidas, comprovam que estamos no caminho certo”, destaca o presidente da Alego, Lissauer Vieira.

READ  Henrique Arantes questiona descumprimento de convocação por parte do secretário estadual de Esportes

“O nosso objetivo não é bater recorde, mas fazer um atendimento direcionado àquilo que a população e os municípios precisam. Os números são consequência do evento, da organização e dos parceiros. É lógico que a gente fica feliz com a quantidade de pessoas atendidas, mas esse não é o intuito. É importante alcançar grandes números, porém, mais importante ainda, é atingir o objetivo de suprir as necessidades da população”, salienta Simeyzon da Silveira, idealizador e coordenador do projeto.

Parceiros

Dentre os parceiros do Alego Ativa, estão o Procon Goiás, a Associação Goiana dos Municípios (AGM), Enel, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Sesc Visão, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Hemocentro Estadual Coordenador Prof. Nion Albernaz (Hemogo).

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) e outros.

Edições Anteriores

O programa Alego Ativa já contemplou, desde o seu início, os municípios de Acreúna (1ª edição – 31/5/2019); São Simão (2ª edição – 29/6/2019); Luziânia (3ª edição – 31/8/2019); Alvorada do Norte (4ª edição – 28/9/2019); Catalão (5ª edição – 19/10/2019); Anápolis (6ª edição – 30/11/2019); Niquelândia (7ª edição – 14/12/2019); Itapuranga (8ª edição – 29/2/2020); Goianira (9ª edição – 25/9/2021); Morrinhos (10ª edição – 23/10/2021); Jataí (11ª edição – 27/11/2021); Hidrolândia (12ª edição – 18/12/2021); Goianésia (13ª edição – 26/3/2022); Novo Gama (14ª edição – 9/4/2022); Rio Verde (15ª edição – 28/05/2022); Itapaci (16ª edição – 25/06/2022); e Piracanjuba (17ª edição – 27/08/2022).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA