Geral

Agricultores familiares iniciam entregas de alimentos do PAA Goiás

Publicado

em

Agricultores familiares iniciaram nesta semana, em todo o estado de Goiás, as entregas dos alimentos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA Goiás 2023). Um dos municípios que já realizaram a entrega foi São João d’Aliança, onde 35 produtores foram classificados pelo PAA Goiás.

Dentre eles, está o produtor de hortaliças Leandro Ferreira, que participa do programa pela segunda vez. “É bom demais porque é uma venda garantida. Você já planta sabendo para quem você vai vender e entregar, já com valor certo e tudo mais. É uma coisa maravilhosa para nós produtores”, comemora.

O PAA é um programa do Governo de Goiás, realizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

O programa consiste na compra de produtos da agricultura familiar, que posteriormente serão doados a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, por meio das entidades governamentais da área social.

ENTREGA DE ALIMENTOS

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, comemora o início da entrega dos alimentos do PAA em Goiás. “É muito gratificante acompanhar estas entregas porque é um projeto de cunho social duplo. O Governo de Goiás, através do PAA Estadual, auxilia na inclusão produtiva dos agricultores familiares, coloca alimentos na mesa de pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade e insegurança alimentar e ainda impulsiona a economia dos municípios”, enfatiza o presidente.

Em São João da Aliança, os produtores entregaram alimentos como bananas, hortaliças, verduras, panificados e doces. Conforme o edital, os produtos são adquiridos na modalidade de Compra com Doação Simultânea, ou seja, os alimentos recebidos são entregues diretamente a entidades sociais cadastradas pela OVG, e estas instituições repassarão os produtos a famílias assistidas.

Neste ano, por meio de Edital, o PAA Estadual selecionou em todo o estado de Goiás, 841 agricultores familiares em 116 municípios goianos. Ao todo, serão investidos R$ 12 milhões de reais no programa, fomentando o desenvolvimento da agricultura familiar goiana e contribuindo com a inclusão econômica e social no meio rural, e na geração de renda para os agricultores familiares.

MAIS ENTREGAS

Outra cidade que também já recebeu as entregas foi Morrinhos, onde mais de 40 produtores se classificaram no edital. No município foram entregues alimentos como bananas e hortaliças. Os produtos foram entregues no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA