Geral

Agência Estadual de Metrologia verifica dez radares na Capital

Publicado

em

Os técnicos de Instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizam até esta sexta-feira, 13,  a Verificação Anual Periódica e Verificação Inicial em dez equipamentos de radares fixos, mistos e barreiras eletrônicas em Palmas.

A presidente da Metrologia Estadual, Grazielly Oliveira, informa que a verificação de radares atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 544/2014, que determina como obrigatória a verificação de radares de velocidade uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo. E, também em equipamentos novos, por meio da verificação inicial. “É fundamental que o motorista esteja atento à velocidade permitida na via, evitando advertências ou multas desnecessárias”, destaca a gestora da pasta.

Verificação metrológica dos radares

Aferir os radares é uma ação rotineira e faz parte do escopo de trabalho da Agência de Metrologia. Normalmente, é demandada pela gestão do radar e ocorre anualmente (Verificação Anual Periódica) ou quando o equipamento passa por algum tipo de conserto, em especial decorrente de descargas elétricas (Verificação Pós-Reparo) ou ainda em equipamentos novos (Verificação Inicial).

READ  Governo brasileiro oferece ajuda à Turquia e Síria, diz Itamaraty

Para efetuar a Verificação Anual dos Radares (medidores de velocidade), um veículo oficial da AEM trafega na via averiguada e passa pelo equipamento instalado, em média cinco vezes. No caso dos equipamentos novos, na Verificação Inicial, um veículo da Agência passa pelo medidor de velocidade, em média dez vezes em cada radar. Neste processo, usa-se um aparelho, que é calibrado pelo Inmetro e, que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo oficial da pasta.

De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode vir a ser aprovado ou reprovado. Quando ocorre a reprovação dos medidores de velocidade, eles não podem ser utilizados até que a empresa responsável realize as adequações necessárias.

O objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores e verificar a conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como observar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro.

READ  Seduc realiza avaliações formativas nas unidades escolares que aderiram aos programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola

Radar

Os radares de trânsito são aparelhos que monitoram o tráfego de veículos e identificam quando um deles circula acima do limite estabelecido para a via em questão. Para o funcionamento, devem ter seu modelo aprovado pelo Inmetro, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

São demarcados com velocidades permitidas que são determinadas considerando a segurança do trânsito e dos motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas.

Para a verificação dos equipamentos de medição, a equipe técnica da Agência de Metrologia conta com o trabalho da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio, suporte necessário e isolamento do trânsito durante os testes metrológicos, que duram em média quarenta minutos em cada local.

Os locais de verificação podem ser conferidos no site da AEM, https://www.to.gov.br/aem.

Novos radares de Palmas são aferidos pela equipe técnica de instrumentos da Agência de Metrologia – Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA