Geral

Agência de Metrologia verifica 13 radares em Palmas até esta sexta-feira, 27

Publicado

em

Cabe ao Governo do Tocantins, por meio da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado (AEM-TO) realizar as operações de Verificação Inicial, Periódica e Pós Reparo em radares fixos e móveis de trânsito. A ação da área de Instrumentos atende ao Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) nº 544/2014, em que é obrigatória a verificação de radares de velocidade ao serem instalados, uma vez por ano ou todas as vezes que o equipamento passar por algum tipo de reparo.

Dessa segunda, 23 , a sexta-feira, 27, a Agência de Metrologia realiza a verificação em 13 equipamentos medidores de velocidade (radares misto, fixo e barreiras eletrônicas) na Capital.

Os motoristas devem ficar atentos ao impedimento do trânsito que será isolado para a aferição dos equipamentos por cerca de  40 minutos em cada local. As operações de verificação de radares contam com o trabalho da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas (ATTM) para o apoio, suporte necessário e isolamento do trânsito durante os testes metrológicos.

READ  Instituições esportivas recebem certificados de registro cadastral

A presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira, informa que a ação é pontual e ocorre conforme demanda das concessionárias responsáveis pelos equipamentos de medição.

 Ensaios metrológicos 

Nos ensaios metrológicos, um veículo oficial da Agência de Metrologia passa pelo medidor de velocidade, em média de cinco vezes (para instrumentos existentes), com um aparelho que é calibrado pelo Inmetro e que ao passar pela barreira eletrônica, compara a velocidade fornecida pelo radar com a do veículo. De acordo com os dados encontrados na vistoria, com base nessa equiparação, o radar pode ser aprovado ou reprovado.

Os radares são equipamentos que orientam aos motoristas sobre velocidades máximas permitidas nas vias, conforme estudos de engenharia de trânsito que visam reduzir acidentes.

Cronograma

26/01 – Quinta-feira

08h30 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 15 (Palmas Brasil) – Sentido Norte

09h15 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 15 (Palmas Brasil) – Sentido Sul

10h – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 13 (Fórum Palmas) – Sentido Sul

READ  Edição Edição 0159

10h45 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 11 (Praça do Bosque) – Sentido Norte

27/01 – Sexta-feira

08h30 – Av. Teotônio, Taquari, a 850 mts da Av A – Sentido Sul e Norte

09h15 – Av. Teotônio Segurado a 500 mts da ponte do Rio Taquaruçu – Sentido Sul e Norte

10h – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 09 (Ama) – Sentido Sul

10h45 – Av. Teotônio Segurado com Av. LO 09 (Ama) – Sentido Norte

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA