Geral
Agência de Metrologia orienta motoristas sobre cuidados para verificação de pneus antes de pegar a estrada
Para muitas famílias, as férias escolares e as viagens podem ser uma combinação perfeita no mês de janeiro. Para isso, é importante que ao pegar a estrada o veículo esteja revisado e em perfeito funcionamento, com destaque especial para a qualidade e vida útil dos pneus.
Nesse sentido, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) orienta os motoristas sobre a importância de verificar o estado dos pneus e, especialmente, o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.
De acordo com o técnico da Agência de Metrologia, Bruno Santana, os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem obrigatoriamente estar com o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Para contar com o selo, os pneus novos e reformados são submetidos a ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, testando a resistência do produto e, nos testes, o pneu não pode apresentar deformações”, informa o técnico metrológico.
Para a presidente da AEM, Grazielly Oliveira, é importante que no caso da necessidade de aquisição de novos pneus o consumidor priorize a compra no comércio formal e observe sempre se a mercadoria tem a presença da certificação do Inmetro, com o Selo que fica na lateral do produto, parte conhecida como flanco. “O Selo é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”, ressalta a gestora.
Vale destacar que é de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, manutenção, direitos e reclamações. Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico [email protected] ou no telefone 3218-2076, que também é Whatsapp.
Pneus
Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem. Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo. Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu. Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída
Fonte: Governo TO
-
Geral20/04/2024
Debatedores defendem fortalecimento do ensino profissional no novo ensino médio
-
Ciência20/04/2024
Micro-ondas na culinária: mitos e realidades
-
Saúde23/04/2024
Ipasgo Saúde implanta serviço de vacinação em domicílio
-
Geral25/04/2024
iGape: Vanderlan segue na frente em Goiânia, aponta segunda pesquisa
-
Geral26/04/2024
Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR
-
Geral23/04/2024
Rayssa Leal é campeã em etapa do SLS, nos EUA
-
Geral23/04/2024
Lei que altera a Política Estadual pela Primeira Infância é sancionada
-
Eleições 202423/04/2024
Mais de 70% dos entrevistados afirmam votar em um candidato apoiado por Haroldo Naves