Tocantins

Adetuc ouve demandas dos músicos e abre espaço para parcerias

Publicado

em


Adetuc ouve demandas dos músicos e abre espaço para parcerias

08/03/2021 – Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc) realizou, nesta segunda-feira, 8, audiência on-line com entidades representantes de músicos no Tocantins, para ouvir as demandas da categoria. Participaram do encontro membros do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-TO), do Sindicato dos Músicos do Tocantins (Sindimusi-TO) e da Associação Viva Música.

Ao propor parceria, o presidente da OMB-TO, Jeremias Moreira, citou as dificuldades da classe no Tocantins, afirmando que atualmente há mais de 2.700 artistas, sendo que cerca de 70% foram fortemente impactados pelas restrições de realização de eventos e apresentações em bares, impostas para contenção da Covid-19. “Acreditamos que é possível atender as minorias, aqueles que vivem exclusivamente de música e estão em dificuldade”, ressaltou.

O diretor do Sindimusi-TO e titular da Câmara de Música do Conselho de Política Cultural (CPC-TO), Eduardo Duarte, informou a difícil situação da categoria e as dificuldades de acesso aos recursos estaduais, como os editais da Lei Aldir Blanc. “Trabalhamos para que o coletivo tenha maior acesso aos recursos”, pontuou.

De acordo com Wetemberg Nunes, conselheiro da OMB-TO, a criação de mecanismos diferenciados para atender as diversidades de cada segmento seria uma das formas de melhorar a distribuição de recursos. Para ele, não se pode reunir em um mesmo edital empreendedores/empresários com trabalhadores. “É preciso fomentar separadamente trabalhadores de incentivadores da produção”, disse, sugerindo ainda a criação de uma plataforma on-line para colocar a música tocantinense em evidência.

A criação de escolas de formação musical, assim como de outras atividades artísticas, bem como de uma orquestra estadual, foi a sugestão do maestro Bruno Barreto, que falou em nome da Associação Viva Música. “Tivemos conquistas recentes, como a retorno ao diálogo e às parcerias, mas precisamos que o Estado invista na criação de núcleos de formação”, ressaltou, sugerindo o aproveitamento do Memorial Coluna Prestes para ensaios e recitais didáticos.

“Estamos trabalhando para dar resultados mais palpáveis para a população tocantinense. Temos todo interesse em montar uma estrutura de base, para darmos sequência às políticas públicas para a cultura”, afirmou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ao solicitar que o grupo eleja seus projetos prioritários, para serem apresentados ao governador Mauro Carlesse. “Vocês têm papel fundamental para a gestão, sabem onde estão os gargalos e precisamos ouvi-los para chegarmos a uma atuação eficiente”, completou.

Edição: Luiz Melchiades

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Diagnóstico identificará demandas de conectividade das escolas estaduais do Tocantins
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA