Tocantins
Diagnóstico identificará demandas de conectividade das escolas estaduais do Tocantins
Diagnóstico identificará demandas de conectividade das escolas estaduais do Tocantins
27/04/2021 – Thaís Ramalho/Governo do Tocantins
Com a pandemia da Covid-19, escolas de todo o mundo precisaram fazer novas adaptações para o ambiente virtual, no intuito de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem durante o período de distanciamento social. Diante disso, o Governo do Tocantins tem aperfeiçoado o uso de tecnologias e internet para o ensino remoto.
Por meio do apoio técnico e do acompanhamento da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, até a sexta-feira, 30, dentro do projeto Sincroniza Educação, um diagnóstico nas 493 escolas da Rede Estadual de Ensino, com o objetivo de identificar as demandas da infraestrutura de conectividade das escolas e a situação de conectividade dos alunos que estão no ensino remoto.
O intuito é que, nesta fase do diagnóstico, seja feita a sistematização dos maiores desafios, desenho de propostas de soluções personalizadas e compartilhamento dos resultados com a Seduc.
O vice-presidente da ATI, Pedro Luis de Oliveira, ressalta que o diagnóstico terá, ainda, outras funcionalidades. “Além disso, servirá como base de dados para a formulação de políticas públicas e ações que atendam às demandas na rede de educação básica do Tocantins”, afirmou.
Implementação
Conforme o plano de trabalho do Sincroniza Educação, responsável por implementar o projeto, com parceria da Fundação Lemman, as soluções podem envolver, por exemplo, orientação aos gestores sobre políticas de conectividade, articulação com provedores de internet, orientação sobre a disposição dos dispositivos, dicas de infraestrutura, entre outros.
Também poderão ser realizados webinars informativos para os gestores sobre temáticas correlatas à conectividade, à divulgação de um Guia de Conectividade orientando os gestores escolares sobre os maiores desafios de conectividade nas escolas e como solucioná-los, à coleta e ao compartilhamento de boas práticas e um plano de ação de atendimento às propostas de soluções.
Edição: Lenna Borges
Revisão Textual: Marynne Juliate
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