Geral

Abertas as inscrições do Canta Tocantins para estudantes da Diretoria Regional de Educação de Araguaína

Publicado

em

As inscrições dos estudantes da Diretoria Regional de Educação (DRE), de Araguaína, para a 2ª edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais começam nesta segunda-feira, 31, e prosseguem até a sexta-feira, 4 de novembro. A DRE de Araguaína encerra as inscrições por regionais que estão sendo realizadas de forma fracionada pelas DREs.

Poderão participar do projeto, exclusivamente, os estudantes que estejam matriculados na rede estadual de ensino do Tocantins. A participação dos alunos será de responsabilidade da unidade escolar onde o estudante está matriculado.

O formulário de inscrição preenchido deverá ser enviado para o e-mail oficial do evento: [email protected].

Cada instituição poderá ter apenas uma inscrição, podendo ser individual ou em dupla. Se necessário, as escolas poderão realizar seleção interna para definir quem representará a unidade escolar. Todas as informações estão disponíveis no site da Seduc.

O projeto promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem como objetivo ser um evento democrático e de ampla participação dos estudantes, o que incentiva a prática artística, contribuindo para a difusão cultural, bem como, para a redução do abandono escolar.

Na semana passada, houve as inscrições das regionais de Palmas, Arraias e Guaraí, e as competições dos inscritos nestas DREs disputarão uma vaga na próxima semana, de 7 a 14 de novembro. Uma das responsáveis pelo Canta Tocantins da Diretoria de Desporto Educacional, Thays Alves, reforça o cronograma. “Esta semana está ocorrendo às inscrições da DRE Araguaína, que é a última diretoria regional a se inscrever para participar do projeto. As escolas têm até a sexta-feira para fazer e realizar as inscrições. Entregando todos os documentos necessários com vídeo e foto”.

READ  Governo do Tocantins finaliza licitação para construção de ponte no rio Manuel Alves, entre Santa Rosa e São Valério

Disputas regionais

As disputas das Diretorias Regionais de Porto Nacional, Dianópolis e Pedro Afonso começam nesta segunda-feira, 31, de forma on-line, por meio do Instagram Oficial do projeto, @canta_tocantins. A votação é virtual pelo Instagram, em formato de duelos/batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. A escola que obtiver o maior número de votos será classificada para a disputa seguinte. Em caso de empate, haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretada a melhor da Regional.

Nas batalhas com três unidades escolares, serão classificadas as duas mais votadas (salvo quando a batalha for entre as três últimas finalistas).

Campeões Regionais

Já são seis estudantes classificados para a Etapa Estadual. A 1ª classificada com 2.726 votos foi a aluna Dádiva de Sousa Reis, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, campeã da etapa regional da DRE de Miracema do Tocantins.

A 2ª classificada com 2.710 votos foi a estudante Ruth Duarte Melo, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito, bicampeã da etapa regional da DRE de Tocantinópolis. A 3ª classificada para a Etapa Estadual, com 3.231 votos foi a estudante Luzia Vitória Andrade Miranda, do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras, campeã da etapa regional da DRE de Araguatins.

A 4ª classificada, com 2.181 votos, Bianca Viana Barbosa do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno é a campeã da etapa regional da DRE de Paraíso do Tocantins. Ela disse que foi uma experiência diferente, pois teve a oportunidade de conhecer muitos talentos e perceber o quanto as pessoas gostam do que ela faz. “Consegui passar pelas três fases e me senti muito feliz. Foi incrível e muito especial, só tenho a agradecer a cada um que votou em mim. Eu espero chegar em Palmas, me apresentar e mostrar pessoalmente meu talento para as pessoas e espero sair de lá com o prêmio nas mãos, confio na torcida de cada um. O Canta Tocantins é uma oportunidade boa para quem mostrar seu talento”, completou.

READ  Governo do Tocantins e Prefeitura de Paraiso alinham ações para desenvolvimento econômico do município

Com 2.177 votos, César Antônio Marques Silva do Colégio Militar do Estado do Tocantins Professora Maria Guedes, de Gurupi, é o 5° classificado, campeão da Etapa Regional da DRE de Gurupi.

E a 6ª classificada é aluna Dhayna Marques Mota, do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, de Colinas, é a Campeã da Etapa Regional da DRE de Colinas do Tocantins.

Etapa Estadual

A Final Estadual será realizada presencialmente, em Palmas, prevista para ocorrer no dia 9 de dezembro de 2022, tendo como caráter avaliatório a votação dos jurados. Os classificados para a Etapa Estadual terão que enviar a música escolhida para apresentação até o dia 23 de novembro de 2022.

Confira o projeto do 2° Canta Tocantins das Escolas Estaduais e o cronograma de inscrições no link a seguir: https://central.to.gov.br/download/303247.

César Antônio Marques Silva é o campeão da Etapa Regional da DRE de Gurupi – Divulgação

Dhayna Marques Mota é a Campeã da Etapa Regional da DRE de Colinas do Tocantins – Divulgação

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA