Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Prefeitura de Caldas Novas assina Plano de Manejo do Parque Serra de Caldas

Publicado

em

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra recebeu, ontem (24), a secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), Andréa Vulcanis, e os prefeitos de Rio Quente,Ana Paula; e Marzagão, Solimar Cardoso, respectivamente, para a assinatura do Plano de Manejo do Parque Estadual Serra de Caldas (Pescan).

De acordo com o prefeito, o Plano de Manejo passou por atualização que, entre outros aspectos, tratou do estabelecimento de atrativos para visitação e ecoturismo. “A revisão foi feita de forma participativa, por meio de oficinas realizadas sob a liderança da Semad e com coordenação da Fundação Pró-Natureza (Funatura) e parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, explicou Kleber Marra.

A secretária Andréa Vulcanis relembrou a importância do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas para toda a Região das Águas Quentes, nos municípios de Caldas e de Rio Quente. “O parque é a área de recarga do aquífero termal. Portanto, sem parque, não temos águas quentes, grande fator de atração do turismo em toda a região. Sem isso, o potencial turístico esvai”, destaca.

O Parque Estadual Serra de Caldas Novas foi criado, em 1970, e abrange uma área de 12.315,35 hectares entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás. Tem como objetivo preservar a fauna, a flora, os mananciais e seu entorno, proteger sítios naturais de relevância ecológica e reconhecida importância turística e assegurar e proporcionar oportunidades controladas para uso pelo público, para educação e pesquisa científica.

O Plano de Manejo é um instrumento de planejamento e gerenciamento de Unidades de Conservação, composto por estudos, conhecimentos e análises de dados sobre os fatores bióticos, abióticos e antrópicos da área, além de propostas de soluções para questões ambientais diagnosticadas. Os ajustes têm como objetivo direcionar uma gestão eficiente da UC. A revisão seguirá as diretrizes do “Roteiro metodológico para elaboração e revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais”, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, de 2018.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA