Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Turismo goiano avança 16,6%, em 2022, aponta IBGE

Publicado

em

Receita das atividades turísticas no estado cresce 33,1% em 2022

O turismo em Goiás teve crescimento significativo, em 2022, segundo pesquisa do IBGE, com aumento de 16,6%, em comparação com 2021, e um aumento, de 33,1%, na receita nominal. Em dezembro de 2022 o setor apresentou expansão maior que a média brasileira, com crescimento de 6,2%, em Goiás, enquanto o Brasil registrou 3,2%.

O Governo do Estado, por meio da Goiás Turismo, investiu R$ 9 milhões, nos últimos quatro anos, para fomentar o setor, além de apostar na capacitação profissional, desenvolvimento de governança e inteligência de mercado em dez regiões turísticas. A Agência Estadual de Turismo garantiu R$ 6 milhões em convênios e emendas parlamentares para infraestrutura turística, marketing e qualificação, além de estar investindo na reestruturação do Caminho de Cora Coralina. 

O presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, destaca a grande demanda do setor e a preparação para receber bem os turistas, além de liderar a articulação política do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) em prol da criação de políticas públicas que beneficiem a atividade turística em todo o País.

Perspectivas

Goiás, que ocupa a presidência do Fornatur, até dezembro de 2023, lidera a articulação política junto ao Congresso Nacional, à Embratur e Ministério do Turismo, levando à instância Federal as necessidades dos estados para a criação de políticas públicas que realmente beneficiem a atividade turística. Além de ações voltadas ao mercado, o Fornatur coordenou o combate à pandemia, apoiou a retomada, incentivou a prática do Turismo Responsável no País, inclusive, atraindo as atenções do Brasil para Goiás, ação que trouxe resultados concretos.

 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA