Geral

Turismo goiano avança 16,6%, em 2022, aponta IBGE

Publicado

em

Receita das atividades turísticas no estado cresce 33,1% em 2022

O turismo em Goiás teve crescimento significativo, em 2022, segundo pesquisa do IBGE, com aumento de 16,6%, em comparação com 2021, e um aumento, de 33,1%, na receita nominal. Em dezembro de 2022 o setor apresentou expansão maior que a média brasileira, com crescimento de 6,2%, em Goiás, enquanto o Brasil registrou 3,2%.

O Governo do Estado, por meio da Goiás Turismo, investiu R$ 9 milhões, nos últimos quatro anos, para fomentar o setor, além de apostar na capacitação profissional, desenvolvimento de governança e inteligência de mercado em dez regiões turísticas. A Agência Estadual de Turismo garantiu R$ 6 milhões em convênios e emendas parlamentares para infraestrutura turística, marketing e qualificação, além de estar investindo na reestruturação do Caminho de Cora Coralina. 

O presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, destaca a grande demanda do setor e a preparação para receber bem os turistas, além de liderar a articulação política do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) em prol da criação de políticas públicas que beneficiem a atividade turística em todo o País.

Perspectivas

Goiás, que ocupa a presidência do Fornatur, até dezembro de 2023, lidera a articulação política junto ao Congresso Nacional, à Embratur e Ministério do Turismo, levando à instância Federal as necessidades dos estados para a criação de políticas públicas que realmente beneficiem a atividade turística. Além de ações voltadas ao mercado, o Fornatur coordenou o combate à pandemia, apoiou a retomada, incentivou a prática do Turismo Responsável no País, inclusive, atraindo as atenções do Brasil para Goiás, ação que trouxe resultados concretos.

 

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA