Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Governo de Goiás oferece mais de 800 vagas gratuitas para qualificação profissional e atividades esportivas

Publicado

em

Foto: Aline Cabral

Cursos são para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, no Centro da Juventude Tecendo o Futuro. Entre as opções estão informática básica e assistente de recursos humanos, vôlei, natação, dança e oficinas de corte e costura e culinária

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro do Governo de Goiás está com inscrições abertas para vários cursos de qualificação profissional e atividades esportivas totalmente gratuitos. Ao todo, são 862 vagas para os períodos matutino e vespertino. O público-alvo é formado por adolescentes e jovens, de ambos os sexos, com idade entre 12 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social.

As vagas são para aulas de música (violino, violão, teclado, bateria), dança, natação, vôlei, futsal, basquete, handebol, karatê, jiu-jitsu, informática básica e assistente de recursos humanos, além de oficinas de artesanato, culinária, corte e costura e curso de robótica.

As inscrições são feitas apenas presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na sede do Centro da Juventude Tecendo o Futuro, que fica na Avenida Cristóvão Colombo, esquina com a Rua Managuá, Jardim Novo Mundo, em Goiânia. Para a matrícula, é preciso apresentar RG, CPF do adolescente e responsável, foto 3×4 e comprovantes de endereço e de escolaridade. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou de um responsável. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (62) 3201-6983, (62) 3201-6955 ou pelo WhatsApp (62) 99869-3004.

Portas para o futuro
Administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Centro da Juventude Tecendo o Futuro tem capacidade para atender, de forma digna e acolhedora, cerca de 500 jovens por mês em situação de vulnerabilidade social. A unidade funciona em um espaço amplo e moderno e tem como objetivo preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, inclusive abrindo portas para as primeiras experiências profissionais, além de garantir que eles possam participar de atividades esportivas, culturais e recreativas.

“O Governo de Goiás valoriza e sabe da importância de espaços assim. Muitos adolescentes não têm acesso a atividades que podem ajudar a abrir portas para a qualificação profissional ou voltar as atenções para atividades esportivas. Então, o que oferecemos é justamente isso: oportunidades. Despertamos sonhos e damos todo o suporte para que eles sejam realizados”, esclarece a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

O Centro da Juventude Tecendo o Futuro conta com parceiros como o Senac, que atua na capacitação e qualificação profissional, com o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho; a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), com todo o suporte ao Laboratório de Robótica, do Programa Include, que facilita o acesso a tecnologias para pessoas carentes; a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, que é responsável pelas aulas de música e dança; a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, com atividades esportivas, e o Programa Itaú Social, que oferta o Laboratório de Multimídia.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, faz questão de frisar: “O Centro da Juventude é um projeto inovador, pensado para oferecer segurança, conforto e dignidade a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. E o mais importante: prepará-los para o mercado de trabalho”.

Meninas de Luz
O local também abriga o programa Meninas de Luz, que cuida e ampara grávidas e puérperas vulneráveis, com idade entre 12 e 21 anos. As gestantes recebem enxovais completos, fraldas infantis descartáveis e kit farmácia. Elas ainda recebem orientações sobre cuidados com o bebê, amamentação e vacinação, além de se integrarem nas ações ofertadas pelo Centro.

A cada 15 dias, são entregues cestas com hortifruti (verduras, legumes, folhagens e frutas) e pacotes do Mix do Bem do Banco de Alimentos da OVG às famílias das gestantes e puérperas atendidas pelo Meninas de Luz. O apoio começa na gestação e continua até a criança completar um ano de vida. Todo trabalho é feito por uma equipe multiprofissional que oferece atendimento psicossocial, odontológico e atividades socioeducativas, com informações sobre nutrição, educação sexual, planejamento familiar, além de cursos voltados para a qualificação profissional.

Organização das Voluntárias de Goiás

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA