Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Secretário de Macaíba visita Procuradoria de Goiânia para conhecer modelo de Política de Governança Pública implementado pela pasta

Publicado

em

A Procuradoria-Geral do Município recebeu, na última quinta-feira (17/11), o titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Gestão Estratégica de Macaíba (RN), Anderson Quirino Oliveira de Lima, que realizou visita institucional para entender mais sobre a estruturação do Plano de Política Municipal de Governança dentro da PGM.

Com o interesse de conhecer mais um pouco sobre o tema, o representante procurou boas práticas de governança no Brasil e veio em busca de saber como a pasta está vivenciando a implementação da governança pública e, a partir disso, adotar boas práticas no contexto da administração de Macaíba, município de Rio Grande do Norte.

“Estamos em uma fase de visitar experiências exitosas de diferentes estados e municípios, e no levantamento dessas experiências chegamos à Procuradoria. Nós vimos que o município de Goiânia tem uma regulamentação de Governança Pública e que, nesse cenário, a Procuradoria-Geral do Município já tem atividades mais práticas”, relatou Anderson Quirino.

Durante o encontro, a procuradora-geral do município, Tatiana Accioly Fayad, explicou como foi o início da instituição de governança na pasta, ponderando que “é um desafio construir essa política dentro do setor público, uma vez que o tema é relativamente recente para o ambiente e ainda caminha a passos lentos. Porém, dentro da PGM, a governança contou com a boa aceitação e empenho dos envolvidos, e inaugurou um processo de constante e gradual transformação do órgão”.

A chefe de gabinete da Procuradoria, Elisa Maria Alessi de Melo, descreveu que o processo está sendo indutivo. “A partir da organização básica foram programados e realizados encontros periódicos para trabalhar os conceitos de governança e sua interseção com o planejamento estratégico e gestão de risco, para que, a partir de então, a política fosse estruturada”, explicou.

A PGM tem trabalhado na construção da política de governança interna desde janeiro deste ano e, atualmente, está concluindo a primeira fase: a mensuração de desempenho através da organização e sistematização de dados como mecanismo de controle. Assim, é possível avaliar os elementos para direcionar e monitorar o desenvolvimento da pasta – premissas que compõem a função de transparência e responsabilidade institucional.

O secretário Anderson Quirino afirma que é positivo ver que, apesar de estar em um município com outro contexto e elementos, a perspectiva de visualização de gestão pública se assemelha ao de uma capital do nível de Goiânia. “Isso nos anima muito, e eu agradeço a disponibilidade da Procuradoria em socializar essa experiência que irá contribuir muito com o que estamos pensando e construindo lá em Macaíba”, finalizou.

Governança Pública
A implementação da política de governança pública se deu através do Comitê Interno de Governança Pública da Procuradoria-Geral do Município instituído por meio da Portaria n. 37/2021 de 14 de maio de 2021, e já trouxe vários avanços para a pasta, tais como:

· Organização e sistematização de dados – possibilitando o planejamento e estabelecimento de fluxos tanto na atividade consultiva e extrajudicial quanto na atividade judicial;

· Monitoramento dos atos praticados – possibilitando avaliação do desempenho e contribuindo para a boa gestão da integridade;

· Construção da identidade institucional – missão, visão e valores, que tem forte influência na cultura organizacional;

· Criação de software próprio (IPE) para automatização de processos internos.

Foto: PGM

Procuradoria-Geral do Município (PGM) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA