Cidades

Seapa destaca importância dos bioinsumos no Congresso Brasileiro de Fitossanidade

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) será uma das expositoras do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf). O evento ocorrerá de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, e terá como tema “Proteção de Plantas no Cerrado”. O estande da Seapa será inteiramente dedicado aos bioinsumos. Além de receber informações e esclarecer dúvidas, quem visitar o espaço poderá participar da elaboração do Mapa da Sustentabilidade do Estado de Goiás e opinar sobre o assunto em um painel interativo.

O Mapa da Sustentabilidade foi lançado em abril, como uma das ações previstas pelo Programa Estadual de Bioinsumos (Lei nº 21.005/2021). A plataforma virtual pode ser acessada por QR Code. O objetivo da ferramenta é coletar, sistematizar e divulgar dados sobre tendências de mercado, produção e consumo de bioinsumos, rastrear produtores e consumidores, e também identificar propriedades, empresas e indústrias que se destaquem em boas práticas para o desenvolvimento do agronegócio sustentável.

“Goiás foi a primeira unidade federativa a implantar um Programa Estadual de Bioinsumos. Já avançamos muito na pesquisa e na utilização de insumos biológicos, produtos que se mostram alternativas mais econômicas e sustentáveis aos insumos químicos convencionais. Queremos ir mais longe. Estamos montando uma rede com 13 biofábricas ligadas a instituições públicas de pesquisa. Nossa meta é fazer de Goiás o maior polo de inovação em bioinsumos do País”, afirma o superintendente (em exercício) de Produção Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Carneiro de Araújo.

READ  Na entrega da revitalização do Palácio da Instrução, Caiado destaca resgate histórico

Para ele, eventos como o Conbraf contribuem para o avanço da produção sustentável porque possibilitam a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, estudantes, produtores, representantes setoriais e gestores públicos. “Temos recebidos muitos eventos nacionais do setor agropecuário. Somente este ano já recebemos a Interleite, em agosto, e o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, em julho, e ainda vamos receber o Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, em setembro. Isso dá uma ideia da importância que o agronegócio e a pesquisa agropecuária de Goiás têm hoje no Brasil”, destaca.

Programação

A sustentabilidade será tema recorrente na grade de programação do VI Conbraf. Os bioinsumos, especificamente, terão espaço em duas mesas-redondas na quinta-feira (22/9). A primeira, das 8 às 9h20, discutirá “Bioinsumos na fitossanidade animal”, com exposições sobre “Formulações e novos produtos” e “Bioprotetores na fitossanidade: uso e perspectivas”. A segunda, das 10h20 às 12h20, abordará “Bioinsumos para a entomologia, a fitopatologia, a nematologia e a matologia”.

A abertura oficial do VI Conbraf ocorrerá nesta quarta-feira (21/9), às 9 horas, com discursos e homenagem à “Personalidade da Fitossanidade Brasileira”. Antes, a partir das 7h30, haverá credenciamento dos participantes e apresentação cultural. A programação completa de três dias está disponível no site conbraf2022.com.br.

READ  Concurso de artigos científicos da CGE terá premiação de R$ 9 mil

A organização do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade está a cargo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unesp Jaboticabal. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é um dos apoiadores do evento. A exposição do tema em eventos como o Conbraf é uma das ações previstas no Programa Estadual de Bioinsumos.

Programa Estadual

O Governo de Goiás publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) de 17 de maio de 2021, a Lei nº 21.005, que instituiu o Programa Estadual de Bioinsumos. O objetivo do Programa, proposto pela Seapa, é ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis. Goiás é pioneiro, no País, na criação da lei estadual. O foco é tornar Goiás o maior ecossistema de inovação em bioinsumos do Brasil.

Serviço:

VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf)
Período: 21 a 23 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções de Goiânia (Rua 4, nº 1400, Centro)
Abertura: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira), às 9 horas (credenciamento a partir das 7h30)
Mais informações: http://conbraf2022.com.br/

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA