Cidades

Seapa destaca importância dos bioinsumos no Congresso Brasileiro de Fitossanidade

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) será uma das expositoras do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf). O evento ocorrerá de 21 a 23 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, e terá como tema “Proteção de Plantas no Cerrado”. O estande da Seapa será inteiramente dedicado aos bioinsumos. Além de receber informações e esclarecer dúvidas, quem visitar o espaço poderá participar da elaboração do Mapa da Sustentabilidade do Estado de Goiás e opinar sobre o assunto em um painel interativo.

O Mapa da Sustentabilidade foi lançado em abril, como uma das ações previstas pelo Programa Estadual de Bioinsumos (Lei nº 21.005/2021). A plataforma virtual pode ser acessada por QR Code. O objetivo da ferramenta é coletar, sistematizar e divulgar dados sobre tendências de mercado, produção e consumo de bioinsumos, rastrear produtores e consumidores, e também identificar propriedades, empresas e indústrias que se destaquem em boas práticas para o desenvolvimento do agronegócio sustentável.

“Goiás foi a primeira unidade federativa a implantar um Programa Estadual de Bioinsumos. Já avançamos muito na pesquisa e na utilização de insumos biológicos, produtos que se mostram alternativas mais econômicas e sustentáveis aos insumos químicos convencionais. Queremos ir mais longe. Estamos montando uma rede com 13 biofábricas ligadas a instituições públicas de pesquisa. Nossa meta é fazer de Goiás o maior polo de inovação em bioinsumos do País”, afirma o superintendente (em exercício) de Produção Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Carneiro de Araújo.

READ  Mais 669 cartões do Renda Família Mais Mulher serão entregues nesta terça, 14

Para ele, eventos como o Conbraf contribuem para o avanço da produção sustentável porque possibilitam a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, estudantes, produtores, representantes setoriais e gestores públicos. “Temos recebidos muitos eventos nacionais do setor agropecuário. Somente este ano já recebemos a Interleite, em agosto, e o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, em julho, e ainda vamos receber o Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, em setembro. Isso dá uma ideia da importância que o agronegócio e a pesquisa agropecuária de Goiás têm hoje no Brasil”, destaca.

Programação

A sustentabilidade será tema recorrente na grade de programação do VI Conbraf. Os bioinsumos, especificamente, terão espaço em duas mesas-redondas na quinta-feira (22/9). A primeira, das 8 às 9h20, discutirá “Bioinsumos na fitossanidade animal”, com exposições sobre “Formulações e novos produtos” e “Bioprotetores na fitossanidade: uso e perspectivas”. A segunda, das 10h20 às 12h20, abordará “Bioinsumos para a entomologia, a fitopatologia, a nematologia e a matologia”.

A abertura oficial do VI Conbraf ocorrerá nesta quarta-feira (21/9), às 9 horas, com discursos e homenagem à “Personalidade da Fitossanidade Brasileira”. Antes, a partir das 7h30, haverá credenciamento dos participantes e apresentação cultural. A programação completa de três dias está disponível no site conbraf2022.com.br.

READ  Governador Carlesse destaca contribuição dos servidores para redução dos números de casos e mortes por Covid-19 no Tocantins

A organização do VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade está a cargo da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Unesp Jaboticabal. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é um dos apoiadores do evento. A exposição do tema em eventos como o Conbraf é uma das ações previstas no Programa Estadual de Bioinsumos.

Programa Estadual

O Governo de Goiás publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) de 17 de maio de 2021, a Lei nº 21.005, que instituiu o Programa Estadual de Bioinsumos. O objetivo do Programa, proposto pela Seapa, é ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis. Goiás é pioneiro, no País, na criação da lei estadual. O foco é tornar Goiás o maior ecossistema de inovação em bioinsumos do Brasil.

Serviço:

VI Congresso Brasileiro de Fitossanidade (Conbraf)
Período: 21 a 23 de setembro de 2022
Local: Centro de Convenções de Goiânia (Rua 4, nº 1400, Centro)
Abertura: 21 de setembro de 2022 (quarta-feira), às 9 horas (credenciamento a partir das 7h30)
Mais informações: http://conbraf2022.com.br/

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA