Política

Max Menezes destaca semana de conscientização acerca da anemia falciforme

Publicado

em

Da tribuna do Parlamento goiano, durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 23, o deputado Max Menezes (PSD) destacou as ações desenvolvidas na Semana Estadual da Conscientização da Hemoglobinopatia “S” ou Doença Falciforme. O parlamentar alertou para a necessidade de maior envolvimento da sociedade e das autoridades para o enfrentamento do problema de saúde, que segundo ele, afeta número significativo de pessoas no Brasil e em Goiás. Segundo o Ministério da Saúde (MS) são mais de 100 mil pacientes por ano.

O parlamentar lembrou que a doença é detectável na primeira infância por meio do teste do pezinho e que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das estratégias do Programa Nacional de Triagem Neonatal. “Essa doença é hereditária, provoca anemia crônica e dores severas”, destacou o deputado, que revelou, também, a incorporação de uma nova opção de tratamento, pelo SUS, a partir de transplante de medula óssea.

A Semana Estadual de Conscientização da Doença Falciforme foi instituída em Goiás por meio da Lei nº 19.148, de 29 de dezembro de 2015, de autoria da deputada Adriana Accorsi (PT). A lei tem por objetivo conscientizar a população por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências ou congressos, a fim de que a sociedade discuta sobre as causas e características dessa doença, bem como iniciativas de tratamento às pessoas portadoras de Hemoglobinopatia “S” ou Doença Falciforme.    

READ  Política Estadual de Turismo de Base Comunitária é aprovada em segunda fase

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA