Política

Votações na CCJ

Publicado

em

Durante a reunião híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) desta terça-feira, 21, foram deliberados 11 projetos de autoria parlamentar e um enviado pela Prefeitura de São Luís de Montes Belos. Deste pacote, dez proposituras foram aprovadas com parecer favorável, uma com parecer contrário e uma recebeu pedidos de vista.

Dentre as proposituras aprovadas com parecer favorável, destaque para o projeto de lei nº 2150/22, que promove adequação na Lei n° 16.445, de 31 de dezembro de 2008. A matéria assinada pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL) institui a Campanha Estadual de Conscientização do Câncer Infantil. O colegiado acatou o parecer favorável do deputado Charles Bento (MDB) e, segue agora, para apreciação do Plenário em primeira e segunda votação.

Paulo Cezar quer instituir a proposta com a finalidade de promover a informação, a pesquisa, o rastreamento, o diagnóstico, o tratamento, os cuidados paliativos e a reabilitação referentes às neoplasias malignas e afecções correlatas para o público infantil.

A proposta busca transformar a Lei nº 16.445/2008 em política estadual. “Nossa postulação tem o objetivo de ampliar o alcance da Campanha Estadual de Conscientização do Câncer Infantil, e, assim, trazer maior efetividade à proteção das crianças e adolescentes”, ressalta o autor. 

Já o projeto de lei 2159/22, assinado pelo deputado Rafael Gouveia (Republicanos) foi rejeitado pelo colegiado. A propositura altera a Lei n° 18.052, de 24 de junho de 2013, para criar uma unidade de Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) no município de São Luís de Montes Belos. A propositura recebeu parecer contrário do relator deputado Francisco Oliveira (MDB).

READ  Tem início na segunda-feira, 27, na Assembleia Legislativa, o "Seminário Eleições", destinado aos servidores da Casa

Em sua justificativa, Gouveia afirma que, de acordo com dados oficiais constantes no site da Prefeitura de São Luís de Montes Belos, o município conta com 825.999 km2 de área e aproximadamente 34.157 habitantes. “Contudo, a cidade não conta com uma unidade especializada da Polícia Civil para o atendimento dos casos de violência contra a mulher. Os autos índices de violência contra a mulher registrados nos leva a pleitear a criação de uma Deam em São Luís dos Montes Belos”, sustenta o texto.

A proposta do ex-deputado Diego Sorgatto (PSDB), que dispõe sobre o impedimento e a extinção de contratos administrativos teve a votação prejudicada com o pedido de vista do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB). A matéria de nº 2149/20, impede benefícios fiscais e prevê a cassação da Inscrição do Cadastro de Contribuintes do Estado de Goiás (CCE), para empresas que adquirirem produtos de origem ilícita ou sem a respectiva nota fiscal. O deputado Wilde Cambão (PSD) apresentou relatório pela aprovação, desde que acatada a emenda apresentada pelo deputado Delegado Eduardo Prado (PL).

Demais projetos aprovados com parecer favorável 

Processo nº 1069/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública a Associação Cultural Renascer, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 2114/22 – Deputado Bruno Peixoto – Institui o selo “Livre de Crueldade” como forma de certificação oficial aos produtos e marcas que não realizem testes em animais. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 2119/22 – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Associação de Capoeira do Valparaíso (Asscav), com sede naquele município. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira pela diligência.

READ  Inauguração da Policlínica, em Quirinópolis

Processo nº 10024/22 – Deputado Virmondes Cruvinel e outros – Concede Título de Cidadania a Glauco Henrique Matwijkow de Freitas. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 10031/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o Dia Estadual do Vigilante. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10036/22 – Deputado Paulo Cezar Martins – Altera a Lei n° 20.638, de 14 de novembro de 2019, que institui o Estatuto da Inclusão Social e Econômica das Pessoas com Deficiência. a fim de criar canal para que estas possam informar suas maiores dificuldades e necessidades específicas, visando melhorias na acessibilidade nos ambientes públicos e privados em Goiás. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10075/22 – Deputado Talles Barreto – Institui o teletrabalho ou home office para servidores públicos de órgãos da administração direta ou indireta, autarquias e fundações. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10077/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado e outros – Concede Título de Cidadania a Carlos Augusto Vasconcelos de Andrade. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10216/22 – Prefeitura Municipal de Corumbaíba – Declara situação de emergência das áreas afetas por chuvas intensas conforme conta nos registros nº 23348491 e nº 23374034 emitidos pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Goiás. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA