Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Realização de concurso para reduzir déficit previdenciário no serviço público é defendida por Karlos Cabral

Publicado

em


Em sua fala na abertura da audiência pública para debater a necessidade de realização de concurso público para professores e administrativos na área da Educação estadual, o deputado Karlos Cabral (PSB) ressaltou que a audiência não é um ato isolado, já que a Frente Parlamentar encampou a luta pela realização de concurso público. Ele lembrou que existem mais de 16 mil servidores da Educação que atuam no regime de “Contrato”.

Para Cabral, que também é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos, esse número de contratados acaba gerando alguns problemas, como a grande dificuldade previdenciária que o Estado passou recentemente. Segundo ele, faltam servidores da ativa para sustentar os inativos.

O deputado entende que o debate sobre a questão financeira, alegada pelos governos para não realizar concursos, é mais ideológica do que financeira ou de equilíbrio de contas. “A prova de que se trata de uma escolha política é que, entre os anos de 2011 e 2022, o estado saltou de pouco mais de 3% para mais de 40% de servidores de ‘contrato’”.

O parlamentar lembrou que o último concurso realizado foi em 2018, para 900 vagas na área de exatas, sendo que apenas 450 foram chamados. No mesmo período, mais de 4 mil professores e administrativos se aposentaram. Para ele, isso mostra a importância da realização do concurso.  

Karlos Cabral terminou a sua intervenção defendendo que professores que já trabalharam como “contrato”, possam ter uma pontuação com peso diferenciado no próximo concurso que será realizado pelo Governo estadual.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA