Cidades

Governo de Goiás lança Sistema Nacional de Análise Balística

Publicado

em


O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), lançou, nesta quarta-feira (30), o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), que funcionará no Estado no âmbito da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). A solenidade, realizada no auditório da SPTC, no setor Cidade Jardim, em Goiânia, marcou ainda a entrega de diversos equipamentos à corporação.

O Sinab é um dos projetos prioritários do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no combate à criminalidade, criado por meio do Decreto nº 10.711, publicado em 04 de junho de 2021 no Diário Oficial da União. O sistema irá fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações e correlacionar crimes com armas de fogo em todo o país, com a criação também do Banco Nacional de Perfis Balísticos.

“Os projéteis são lançados no banco e a partir daí, o sistema aponta quais prováveis projéteis podem ter saído da mesma arma. Se já houver a investigação do dono dessa arma, cruzam-se as informações, é gerado um relatório de inteligência e a partir daí segue a apuração”, explicou o titular da SSPGO, Rodney Miranda.

READ  Extração de pequi avança 10,4% em Goiás

Goiás é o quinto estado a receber o projeto. Além das operações na Polícia Técnico-Científica goiana, o sistema já está em funcionamento nas instituições estaduais do Pará, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná. Segundo o secretário adjunto da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Coronel BM Juruebi de Oliveira Junior, a previsão é de que, até o fim do ano, todas as unidades da federação passem a contar com a tecnologia.

“Com o investimento, será possível modernizar a segurança pública de todo o nosso Brasil, destinando ferramenta tecnológica capaz de aumentar a capacidade de elucidação de crimes cometidos com o uso de armas de fogo, em especial homicídios, feminicídios, latrocínios [roubo seguido de morte], roubos a bancos e crimes cometidos pelas organizações criminosas na modalidade ‘Novo Cangaço’”, disse.

O superintendente de Polícia Técnico-Científica, Marcos Egberto Brasil de Melo destacou a importância do trabalho integrado e do investimento contínuo em segurança pública. “Essa é uma conclusão fácil de chegar: investimento em tecnologia, ciência, dentro do combate ao crime, e inteligência é o que vai fazer os resultados dessa diminuição sustentável da criminalidade”, pontuou. “Agradeço a todos os colegas, já que, sem essa integração, nós não teríamos os resultados que estamos tendo no Brasil e, principalmente, em Goiás.”, completou.

READ  Governo de Goiás encaminha à Assembleia Legislativa proposta de Reforma Administrativa

Novos equipamentos

Além do lançamento do Sistema Nacional de Análise Balística, foram ainda entregues diversos equipamentos à Polícia Técnico-Científica de Goiás. Entre os itens entregues, trenas-laser, computadores, maletas de local de crime, lanternas táticas, maletas de papiloscopia, câmara de cianocrilato (para revelação de impressões digitais), cones e guarda-chuvas. Os materiais foram adquiridos com recursos da Senasp, Emendas Parlamentares e do Fundo a Fundo.

Participaram ainda da solenidade o coordenador geral de Pesquisa e Inovação da Senasp, Cristiano Sampaio; a superintendente da Polícia Federal em Goiás, Cassandra Ferreira Alves Parazi; o diretor geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires Nicolau do Nascimento; o comandante de Policiamento da Capital, Coronel Durvalino Câmara dos Santos Júnior; o assessor geral da Polícia Civil de Goiás, Murillo Pollati; e o Tenente Coronel BM, Hélio Gonzaga Júnior, representando o comandante geral do CBMGO.

Fonte: Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA