Geral

Paciente recebe alta após 48 dias internado

Publicado

em


O ritmo da campanha de vacinação no Distrito Federal vem aumentando, esse é um dos fatores que ajudam a desacelerar a pandemia do novo coronavírus, gradativamente. Ainda assim, a doença segue exigindo protocolos sanitários, cuidado e assistência da rede pública de saúde.

Durante o tratamento, João precisou passar por procedimentos delicados, como a traqueostomia, e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória | Fotos: Divulgação

São essas ações que garantem a vida a pessoas como João Domingos de Oliveira, de 55 anos. Após 48 dias internado no Hospital de Campanha do Gama, João venceu a batalha contra a covid-19 e recebeu alta da unidade. O paciente foi liberado na última quarta-feira (28).

“Eu me emocionei porque vi um paciente que chegou em estado gravíssimo, inconsciente e entubado, sair conversando. Foi impossível não chorar”Beatriz Azevedo, profissional de saúde

“Graças a Deus não estou sentindo nada além de alívio por estar em casa, junto com a minha família. Fui muito bem tratado durante todo esse tempo. Só tenho a agradecer à equipe médica”, afirmou o ex-paciente ao deixar o hospital. João foi diagnosticado com covid-19 no dia 10 de junho. Sentindo dor no corpo e mal-estar, foi levado à UBS do Núcleo Rural do Paranoá.

READ  Edição 4291

De lá, o paciente foi encaminhado para o Hospital da Região Leste (HRL), onde permaneceu internado por cinco dias antes de ser transferido para o Hospital de Campanha do Gama. Para a família, este foi o momento mais preocupante, até que as atualizações dos boletins diários trouxeram boas notícias.

João estava reagindo bem ao tratamento. “Fiquei muito preocupada e foi complicado, mas tentei manter a tranquilidade, na medida do possível. Pensava muito nele, mas queria estar forte para cuidar dele”, relembra a esposa do paciente, Dilza Ribeiro de Oliveira, 40 anos

Emoção ao ser liberado: João é um dos mais de 400 mil brasilienses que venceram a covid-19

Dilza também foi infectada pelo novo coronavírus, no mesmo período do marido, mas apresentou sintomas leves da doença e não precisou de atendimento médico. O filho do casal, Jemerson Ribeiro de Oliveira, de 21 anos, também testou positivo para o Sars-CoV-2, porém se manteve assintomático.

Procedimentos delicados

Beatriz Azevedo foi uma das profissionais de saúde que acompanhou a evolução do quadro de João no Hospital de Campanha. Segundo ela, o paciente precisou passar por procedimentos delicados, como a traqueostomia, e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória. “Eu me emocionei porque vi um paciente que chegou em estado gravíssimo, inconsciente e entubado, sair conversando. Foi impossível não chorar,” descreve.

READ  Governo vai propor locação social para combater déficit habitacional

Após ser liberado da internação, João Domingos se uniu aos mais de 400 mil brasilienses que adquiriram e se recuperaram da covid-19 desde o início da pandemia. A taxa de recuperação da doença está em 96,3%.

Mais de 1,3 milhão de pessoas já foram vacinadas no Distrito Federal com a primeira dose. Neste final de semana, a Secretaria de Saúde promove um mutirão de vacinação que visa aumentar a quantidade de pessoas vacinadas com a segunda dose (D2).

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA