Economia

Tecnologia é resposta à “crise de reputação” ambiental, diz ministra

Publicado

em


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou a tecnologia como resposta do agronegócio à “crise de reputação” internacional que o Brasil enfrenta no tema meio ambiente. Ao falar hoje (1°) para uma plateia de investidores no Fórum Brasil de Investimentos 2021, a ministra foi questionada sobre o tema, tendo em vista que o setor vem sendo cobrado diante do aumento das queimadas e do desmatamento, o que pode prejudicar o recebimento de fundos.

“Nós crescemos a produtividade nesses anos. [Foram] 400% contra um aumento de área de 40 e pouco porcento. Isso só veio através de tecnologia”, argumentou. A ministra destacou a exigência mundial por uma agricultura sustentável. “O Brasil já vem fazendo isso há muito tempo”. 

A ministra rejeitou a ideia de uma má reputação, explicitada em uma pergunta. “Um único ponto que o Brasil precisa melhorar e caminhar é o desmatamento ilegal zero. Nós temos que caminhar para esse desmatamento ilegal. E com isso eu estou muito segura”, afirmou.

Cadastro Ambiental Rural

A ministra Tereza Cristina também destacou o lançamento, no início de maio, da ferramenta de análise dinamizada que vai agilizar a verificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como uma resposta efetiva para fazer avançar o Código Florestal. “Vamos fazer isso mais rapidamente, de maneira célere. Já temos dez estados que fizeram convênio conosco para receberem essa ferramenta”, disse. 

READ  Feirão Limpa Nome termina hoje

De acordo com a ministra, com a análise será possível mostrar as reservas existentes e que poderão ser colocadas à disposição, por exemplo, de investidores “para pagamento de serviço ambiental para aqueles que têm falta e para aqueles que têm sobra”. A expectativa da ministra é fazer “um grande ativo ambiental do Brasil”.

Edição: Fernando Fraga

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA