Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tocantins

Governador Mauro Carlesse inaugura sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope)

Publicado

em


Governador Mauro Carlesse inaugura sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope)

26/01/2021 – Rafael Miranda e Vania Machado/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, inaugurou nesta terça-feira, 26, a sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), a nova unidade de elite criada pela Polícia Militar do Tocantins (PM/TO), que agora passa a integrar o quadro de policiamento especializado das forças de segurança do Estado.

O projeto para construção foi executado pelo Governo do Tocantins com apoio do governo federal, Polícia Federal (PF), empresas de segurança privada de Palmas e de emenda parlamentar do deputado estadual, Olyntho Neto, e do senador Eduardo Gomes, que destinou recursos ainda na época em que ocupava uma cadeira na Câmara Federal.

Em seu pronunciamento, o governador Mauro Carlesse destacou que a criação do Bope representa um fortalecimento das forças de segurança do Tocantins. “O Bope conta com militares preparados para estar em combate em dificuldades extremas, protegendo a nossa comunidade. É isso que a gente quer, cada vez mais, melhorar as condições de trabalho dos nossos militares, dos nossos servidores para poder atender melhor a comunidade. Não só quanto à estrutura que foi entregue aqui, mas também com equipamentos de segurança, armamento e proteção”, ressaltou.

Anteriormente, a unidade especial fazia parte da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) e agora, com o status de batalhão, o Bope se apresenta com um efetivo melhor, mais estrutura e atribuições diferenciadas ao policiamento do Estado, como por exemplo, operações no meio rural e ações envolvendo o uso de explosivos.

O comandante geral da PM/TO, coronel Jaizon Veras, agradeceu o apoio da Gestão Estadual em viabilizar a construção da sede do Bope. “Agradecemos a confiança do governador Mauro Carlesse em relação ao nosso trabalho e de nos possibilitar, os meios necessários, para que essa construção acontecesse. Foi uma luta árdua a construção dessa unidade. Graças a Deus e a todos os envolvidos, conseguimos, hoje, inaugurar essa obra que é muito importante para a nossa Polícia Militar”, destacou.

O comandante do Bope na Capital, tenente-coronel Fioravan Teixeira Silveira, ressaltou a importância de uma sede própria para o desenvolvimento do trabalho da corporação. “O Bope começou como uma companhia independente, no ano de 2003, e já são 18 anos esperando por uma sede definitiva. Essa sede vai resolver o problema de acomodação, de treinamento, de melhoria de condições de trabalho para a tropa. Temos a intenção de aumentar o efetivo com esse concurso da Polícia Militar, garimpar os talentos que vão entrar”, assegurou.

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse e demais autoridades presentes foram agraciadas com a entrega de uma moeda comemorativa, uma homenagem entregue por policiais do Bope, em agradecimento aos serviços prestados à corporação.

A sede do Bope, que vai abrigar os chamados “caveiras”, policiais que fazem parte da unidade de elite da PM/TO, está localizada na avenida NS-02, em Palmas, próxima à Avenida Palmas-Brasil.

Troca de comando do 6° BPM/TO

Antes da solenidade de inauguração da sede do Bope, o vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou a cerimônia de troca de comando do 6° Batalhão da PM/TO, em evento ocorrido na sede do batalhão, em Taquaralto, na região sul de Palmas.

“É uma satisfação para o Governo ver o crescimento da nossa Polícia, o fortalecimento das forças de segurança. O Governo orienta sempre na mesma direção, de que nós temos que buscar condições de aparelhar a Polícia Militar e qualificar esses homens e mulheres, para que eles estejam prontos para enfrentar todos os desafios que vem pela frente”, destacou o vice-governador.

Na ocasião, o tenente-coronel Ricardo Apolinário de Carvalho assumiu o comando do 6° Batalhão, substituindo o tenente-coronel Abner Alves Martins, que destacou a expectativa do trabalho à frente do batalhão.

Nesta terça-feira, também foi inaugurada uma nova estrutura para a unidade da Força Tática do 6° BPM/TO, construída inteiramente por meio do serviço de voluntariado, por moradores e empresários da região sul de Palmas, que doaram materiais e mão de obra para a construção do espaço. Como forma de homenagem, a nova sede da Tática recebeu o nome do policial militar Ivan Borges, morto durante um assalto que ocorreu na região sul de Palmas, em abril de 2016.

Abrangência

O 6° Batalhão abrange a região sul de Palmas e mais cinco cidades próximas a Capital, sendo elas: Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Santa Tereza e São Félix, o que corresponde, em média, 170 mil habitantes na área de abrangência do batalhão.

Edição: Lenna Borges

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA