Política

133 anos da poetisa

Publicado

em

Na semana que antecede o aniversário de Cora Coralina, celebrado em 20 de agosto, a Alego abre oficialmente o Espaço Cora Coralina, “sou Paranaíba pra cá” em homenagem aos 133 anos de nascimento da poetisa. O espaço inclui canto de leitura, reproduções de manuscritos e a exposição “Nunca te vi, sempre te amei”, promovida pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A solenidade de inauguração será no dia 16 de agosto, a partir das 19 horas, no Palácio Maguito Vilela, e a visitação segue aberta até o dia 26.  

Idealizada pela FCRB, instituição pública ligada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, a exposição “Nunca te vi, sempre te amei” é dedicada à troca de correspondências que marcou a amizade entre Cora Coralina e Carlos Drummond de Andrade. A poetisa goiana e o poeta mineiro se admiravam, mas não tiveram a oportunidade de se conhecer pessoalmente: essa admiração ficou eternizada nas cartas que eles trocaram. A exposição foi realizada em agosto de 2021 na sede da fundação, no Rio de Janeiro, e agora chega a Goiás por meio de uma parceria com a Alego. 

Programação especial

Para a semana de abertura do espaço, de 17 a 19 de agosto, uma programação especial foi preparada  para atender alunos da rede estadual de educação: serão palestras, exibições de filme e peça teatral para estudantes do ensino médio. O cronograma das atividades inclui, no dia 17, um seminário sobre a obra da  poetisa com a presença de Marlene Vellasco, diretora do Museu Casa de Cora, e Goiandira Ortiz, professora da Faculdade de Letras da UFG.

READ  Série "História da Alego"

A companhia teatral Matula Cênica, de Anápolis, também participará com a encenação da peça “Sobre figos e folhas” e, à tarde, será a vez da doutora em Estudos Literários e professora da UEG Maria Aparecida Barros realizar a roda de conversa intitulada “A cidade na poética de Cora”.

Nos dias 18 e 19 a programação reúne nomes como o da escritora Rita Elisa Sêda, autora da biografia “Raízes de Aninha”, e do cineasta Renato Barbieri, que assina o roteiro e direção do documentário “Cora Coralina, Todas as Vidas”. As visitas dos estudantes continuam na semana seguinte, dos dias 22 a 26 de agosto: uma parceria entre a Alego e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Goiânia, vai garantir a participação de cerca de mil alunos (incluindo estudantes do turno noturno, como do EJA), ao longo dos nove dias de funcionamento do Espaço.

Cultura e pertencimento  

Concebido pela Seção de Atividades Culturais, o Espaço Cora Coralina, “sou Paranaíba pra cá” tem  como principais objetivos incentivar a leitura, valorizar a produção literária goiana, bem como garantir o acesso da população a atividades culturais gratuitas. A ideia se insere em uma proposta mais ampla, que considera a importância desse tipo de atividade para a construção e fortalecimento do senso de pertencimento social às atividades e ao espaço institucional do Parlamento.  

READ  "Vamos seguir com um gabinete democrático e participativo", afirma Karlos Cabral, reeleito para o quarto mandato

Além da vivência do espaço pelos visitantes, a Seção tem como propósito, especialmente no caso  dos estudantes, estimular o aproveitamento multidisciplinar do conteúdo em sala de aula, por isso a parceria com a Seduc. Afinal, assim como Cora, a Assembleia Legislativa acredita “nos jovens à procura de caminhos novos/ abrindo espaços largos na vida”.  

Espaço Cora Coralina, “sou Paranaíba pra cá”

Aberto à visitação de 17 a 26 de agosto de 2022 
De 9h às 19h 
Palácio Maguito Vilela, Park Lozandes

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA