menu
Acordo com Banco Mundial e Fundación Chile levará a Goiás missão internacional da mineração

Acordo com Banco Mundial e Fundación Chile levará a Goiás missão internacional da mineração

Acordo com Banco Mundial e Fundación Chile levará a Goiás missão internacional da mineração

Goiás deu um novo passo para se consolidar entre os principais polos mundiais de minerais estratégicos voltados à transição energética. Em agenda internacional em Santiago, no Chile, o Governo de Goiás, representado pelo secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant'Anna, firmou acordo com o Banco Mundial e a Fundación Chile para organizar uma missão internacional ao estado. A iniciativa prevê a vinda de representantes de fundos de investimento, especialistas em inovação mineral e empresas líderes do setor para aprofundar oportunidades de cooperação com o governo estadual e prospectar novos investimentos na mineração goiana, com ênfase em terras raras. Segundo Joel Sant'Anna, as tratativas ocorreram durante um dos principais eventos de mineração da América Latina, no Chile, e evidenciam o crescente interesse internacional pelo potencial mineral de Goiás. Ele destacou que a participação, a convite do Banco Mundial, já gera resultados concretos, com avanço na construção de uma missão que reunirá no estado investidores, empresários e especialistas do setor mineral. O objetivo central é transformar recursos minerais em conhecimento, tecnologia, empregos qualificados e desenvolvimento sustentável. Entre os focos da missão está a aproximação com estruturas internacionais de financiamento voltadas à inovação tecnológica, modernização produtiva, digitalização da mineração, sustentabilidade e fortalecimento das cadeias de fornecedores. O governo ressalta a experiência do Banco Mundial no apoio à modernização dos setores mineral e energético em diversas regiões, por meio de programas de inovação, capacitação técnica, governança e sustentabilidade, considerando essa aproximação estratégica para Goiás. Outro eixo prioritário será o desenvolvimento de capital humano, com iniciativas de formação e qualificação profissional alinhadas às demandas da mineração do futuro, baseada em automação, inteligência artificial, análise de dados, geotecnologias e soluções ambientais avançadas. A cooperação também busca ampliar oportunidades para jovens, trabalhadores e comunidades locais, fortalecendo competências capazes de gerar emprego, renda e mobilidade social para além do ciclo de vida dos empreendimentos minerais. A missão deverá incluir a participação de empresas e instituições chilenas reconhecidas mundialmente por sua expertise em mineração de alta tecnologia, desenvolvimento de fornecedores, inovação aplicada e formação de mão de obra especializada. A expectativa é que Goiás se consolide como plataforma regional para o desenvolvimento de competências, tecnologias e cadeias produtivas ligadas aos minerais críticos, ampliando sua inserção nos mercados globais e fortalecendo seu protagonismo na nova economia mineral.

Fonte: Agência do Governo de Goiás

Facebook