Cidades

Zoológico de Goiânia apresenta novo filhote de tamanduá-bandeira, que já pode receber visitas

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), apresenta o novo filhote de tamanduá-bandeira que habita o Parque Zoológico. Ploc, nome escolhido pelos veterinários do local, nasceu em março, e ainda não teve sexo determinado, pelo fato de ficar acoplado ao dorso da mãe a maior parte do tempo.

“A espécie, ameaçada de extinção, encontrou no parque um ambiente confortável e seguro para se reproduzir”, ressalta o presidente da Agetul, Valdery Júnior. Ele explica que o animal precisou passar por período de adaptação e, por isso, somente nesta terça-feira (07/06), o Zoológico informa sobre o nascimento do novo morador.

“Até hoje, apenas os veterinários e tratadores do setor tiveram acesso ao recinto, para garantir que a fêmea não se sentisse ameaçada e pudesse abandonar o filhote. Com essa idade, o bicho ainda é totalmente dependente da mãe, tanto para sua proteção, quanto para se alimentar”, pontua.

Ploc se alimenta exclusivamente de leite, e a mãe recebe dieta balanceada, preparada pelo setor de nutrição da unidade. O cardápio é composto por leite morno, coalhada, sustagen de morango, ovos, banana, mamão e ração canina.

READ  Prefeito de Goiânia assina decreto que atualiza tarifas do transporte por táxi, defasadas há seis anos

O nome Ploc foi escolhido por ser unissex ou neutro, explica Valdery Júnior. “Como não podemos manipular o animal, ainda não sabemos o sexo. A mãe carrega o filhote no dorso por 06 a 09 meses, e não queremos interferir na naturalidade e experiência nesses primeiros momentos de interação entre os dois”, esclarece.

Nascido no Zoológico de Goiânia, Ploc é filho da tamanduá-bandeira Amora, que chegou ao Parque no dia 27 de fevereiro de 2019, e do César, que chegou dia 7 de julho de 2015. Ambos foram resgatados pelo centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Os visitantes do parque já podem conferir mãe e filhote no ambiente próximo ao setor dos Quelônios. O espaço é cercado por vegetação densa, que simula o ambiente natural, oferece bem-estar e qualidade de vida para o novo morador da unidade.

O Zoológico de Goiânia está aberto ao público para visitação de quarta-feira à domingo, das 08h30 às 17h. A compra de ingressos pode ser realizada até às 16h. A entrada custa R$ 5, e a meia entrada R$ 2,50. Crianças de 04 a 12 anos de idade e estudantes, mediante apresentação de carteirinha, têm direito à meia-entrada.

READ  Com 98 servidores nas ruas, Prefeitura de Goiânia faz reparos em asfalto de 14 bairros, nesta terça-feira (22/02)

Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA