Tocantins

Viveiro da APA Serra do Lajeado recebe apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente do município

Publicado

em


Viveiro da APA Serra do Lajeado recebe apoio técnico da Secretaria de Meio Ambiente do município

09/04/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Nesta semana, o viveiro de mudas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado começou a receber reforço da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município, para os cuidados das mudas de espécies nativas, desde a segunda-feira, 5. Essa parceria faz parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Prefeitura de Lajeado, prorrogado em 2020.

Após a ampliação do viveiro, os brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado concentram esforços na estruturação da nova sede da unidade e, a partir de maio, a equipe inicia operações de manejo do fogo. Em parceria com todo o processo de implementação da APA Serra do Lajeado, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município passou a oferecer suporte técnico, além dos insumos nos cuidados das mudas.

“Com a aproximação do período de manejo do fogo, no próximo mês, a equipe brigadista da unidade retorna para o campo e a parceria com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado nos oferece um importante apoio para ampliação e continuidade da produção de mudas, além dos cuidados com o viveiro da APA. É fundamental este apoio do município para as atividades de conservação e preservação dos nossos recursos naturais na região”, afirma Renato Jayme, presidente do Naturatins.

“A Prefeitura Municipal de Lajeado agradece, de modo grandioso, essa parceria com o Naturatins por meio do presidente Renato Jayme e de toda a diretoria, com o objetivo de se instalar em Lajeado o viveiro da APA, com plantas próprias da região e que servirão para a revitalização de áreas degradadas seja na área urbana ou rural, entorno de nossos rios e córregos, proporcionando deste modo a sustentabilidade ambiental que tanto defendemos juntos”, cumprimenta Antônio Luiz Bandeira Júnior, prefeito de Lajeado.

“Essa parceria começa forte, a Prefeitura disponibilizará todos os meios para que seja realizada a produção de mudas, com a cessão do espaço e de todo material humano, técnico, sementes, adubos e o que for necessário. Essa é uma vontade do município de Lajeado, do nosso poder executivo, por meio da nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Portanto, fica nossa mensagem de gratidão e comprometimento com as causas da sustentabilidade ambiental no nosso município e nossa região”, conclui o prefeito.

“Para nós, é uma dupla alegria; a primeira, pelo resgate do viveiro municipal pensado e construído para produção de mudas, mas que há mais de dez anos estava desativado; e a segunda, pela reconstrução do viveiro, com o Naturatins, que é nosso parceiro de longa data. A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo entende que precisa dessa parceria na construção do viveiro e ter o retorno dessas plantas produzidas aqui para nossa cidade, além das ações do manejo do fogo serem extremamente importantes e complementares ao viveiro. Então, todo apoio que for necessário e possível, o Naturatins vai poder contar conosco”, assegura Lenizia Costa, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado.

“Aproximadamente 88% do município de Lajeado está dentro da Área de Proteção. Agora, A gente tem a expectativa de aumentar a produção de mudas de espécies nativas, com apoio de uma técnica florestal, e uma técnica da área de meio ambiente da Secretaria Municipal, mantendo o viveiro da APA e o viveiro do Município. Enquanto ampliamos a produção, nossa equipe brigadista vai concentrar uma atenção especial ao manejo do fogo, para quando retornar o período chuvoso a gente tenha bastante muda para distribuir aos produtores. Além do suporte, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado mantém ao longo dos anos, grande dedicação e parceria nas ações da APA”, enfatiza Camilla Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Sistema de Informação para Gestão do Cadastro Ambiental Rural recebe novas funcionalidades
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA