Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Virmondes defende Geração Distribuída durante 40ª Edição do Circuito Nacional do Setor Energético

Publicado

em

O deputado Virmondes Cruvinel (UB), enquanto presidente da Comissão de Minas e Energia do Legislativo goiano e do Fórum Permanente do Setor Energético de Goiás, participou na manhã desta quinta-feira, 13, da 40ª Edição do Circuito Nacional do Setor Energético. Na oportunidade, ele traçou um panorama do papel institucional do Parlamento em relação à pauta e discorreu sobre as ações em Goiás. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia. 

Ao contribuir com o encontro, no painel “Geração Distribuída no Centro-Oeste: Desafios Regulatórios, Potenciais e Melhores Práticas”, Virmondes assinalou o papel institucional que exerce, como representante da Assembleia Legislativa, da Comissão de Minas e Energia e ainda, a disposição do Fórum Energético, em realizar, durante os debates nos frequentes encontros de seus integrantes, acerca da temática. “É justamente para mostrar que o poder público tem que estar presente nessas discussões e facilitar o avanço da pauta da geração distribuída. Acredito que, de todas as formas que o poder público puder facilitar é fundamental”, expôs. 

O parlamentar reafirmou o propósito de à frente da comissão buscar experiências de outros estados, e de buscar expertises para facilitar a diminuição da burocracia e avançar, além de “ver o que tem de entrave específico e fazer o papel institucional de quem está no Legislativo, de dialogar com o Executivo, com setor público, com secretarias e também com os agentes do setor privado para que possa avançar”, argumentou.

Virmondes realçou ainda que, “passamos um momento, hoje, no Brasil e no mundo, em que nós precisamos desse papel de representatividade, em que fale menos e que aja mais”, frisou. 

Cruvinel destacou também que o objetivo maior é justamente esse em relação à geração distribuída. “Eu, particularmente acredito e apoio a pauta de GD. Temos aprendido bastante nessa discussão do fórum, incentivado os nossos colegas parlamentares a terem essa compreensão, inclusive regional em relação às potencialidades do estado. E a forma de avançar isso é diminuindo qualquer entrave que exista”, garantiu. 

Ações em Goiás

Ao tratar do que tem sido realizado em Goiás, ressaltou o trabalho executado no Parlamento em defesa da GD, principalmente, no que tange à liberdade do empreendedorismo como premissa. “É um passo importante a ser dado. No aspecto prático, na forma de participar, como nós do Legislativo, temos defendido a menor burocracia possível”, afirmou. 

Virmondes ainda considerou o momento diferenciado em decorrência da pandemia. “Por meio do fórum nos reunimos mensalmente e temos procurado trazer para o diálogo. Nós chamamos a concessionária, responsáveis do outro lado, empreendedores e também ouvimos o lado como os prefeitos para que a gente possa ter um diálogo um pouco mais prático, não só aquela reclamação básica de ‘mande um e-mail’, de se conversar por e-mail”, assinalou. 

“Eu tenho sido firme em relação a isso. A pandemia acabou e a pessoa quer um diálogo institucional para que possa ter uma resposta do procedimento”, ressaltou. Inclusive, o parlamentar também defende uma maior proximidade entre concessionária, empreendimentos e municípios por meio de visitas técnicas. 

Em busca de avanços, Virmondes sublinha que também tem procurado incentivar gestores municipais por meio das associações representativas, como a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Federação Goiana dos Municípios (FGM) para procurar conhecer mais sobre a pauta de energia. 

“No aspecto legislativo, temos buscando avançar na pauta. Inclusive, com sugestão que veio por meio do fórum apresentamos a Política Estadual do Hidrogênio Verde. Além disso também temos dialogado sempre com o Estado”, garantiu. 

Virmondes afirma que a sinalização por parte do governo estadual tem sido positiva. “Percebemos que o governo está atento a essa pauta. Temos dialogado muito com o secretário-geral do Governo, Adriano Rocha Lima, que demonstra interesse, em nome do governo, em avançar nessas discussões”, afirmou.

Por fim, Cruvinel arrematou, que período atual é propício para isso. “O momento é oportuno, é hora de darmos as mãos no pós pandemia, na retomada da economia. Devemos buscar menos entraves no setor energético e estamos à disposição para isso”, concluiu. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA