Política

Virmondes Cruvinel e Lissauer Vieira promovem reunião para discutir criação de Cinturão do Níquel em Goiás

Publicado

em

O deputado Virmondes Cruvinel (UB), que é presidente da Comissão de Minas e Energia e do Fórum Permanente do Setor Energético e o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSD), promovem nesta terça-feira, 5, reunião com o propósito de estruturar um plano de ação, com apoio da iniciativa privada e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com vistas à implantação do Cinturão do Níquel no Oeste goiano.

O encontro para tratar do tema será na sala de reunião da presidência da Alego a partir das 12 horas. Além dos parlamentares, devem participar da rodada de conversas o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal, Luís Vessani, e prefeitos. como os de Itapirapuã, Erivaldo da Silva; de Alto Horizonte, Luiz Borges; de Fazenda Nova, Marcus Vinícius; de Novo Brasil, Gabriel Castro; de Santa Fé de Goiás, Edimilson Alves dos Santos e de Iporá, Naçoitan Araújo.

De acordo com Virmondes Cruvinel, ao menos 26 municípios goianos podem ser beneficiados por empreendimentos do setor de minérios na região Oeste do estado. “Precisamos organizar e estimular essas cadeias produtivas minerais. Temos grande potencial de exploração dessas riquezas naturais e o poder público precisa apoiar e oferecer condições legais para essa atividade que gera empregos e renda”, destaca o deputado.

READ  Lissauer Vieira propõe ações em reconhecimento do sucesso econômico do algodão em Goiás

Potencial extrativista do Níquel em Goiás

O estado de Goiás produziu, em 2020, 56,37% do níquel nacional. As reservas e recursos de níquel laterítico, atualmente cubadas na região Oeste do estado de Goiás, alcançam mais de 100 milhões de toneladas de minério, com teores variando entre 1,03% e 1,45% Ni. O níquel é metal fundamental para tecnologias de energia, além de suas aplicações metalúrgicas tradicionais (aço inoxidável), com projeções de consumo consistentes, que o tem colocado em novo e elevado patamar de preços internacionais. As ocorrências principais na região Oeste de Goiás abrangem os municípios de Montes Claros de Goiás, Santa Fé, Jussara e Iporá. Cinco empresas detêm, separadamente, reservas de Níquel Laterítico: CBA (Votorantim), Cia Níquel Santa Fé, Vale S/A, CPRM e INVI.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA