Gestão

Tia Deni é empossada secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres

Publicado

em

Pedagoga e bacharel em direito, a nova secretária assume a pasta recém-criada pelo prefeito de Aparecida

 

Aparecida de Goiânia pela primeira vez,  terá uma Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Eudenir de Souza, conhecida popularmente como Tia Deni, foi empossada como titular da pasta pelo prefeito Vilmar Mariano.

O prefeito ressalta que ela foi escolhida para o cargo pela experiência que acumulou nos seis anos em que permaneceu como secretária executiva da Mulher de Aparecida. “Criamos a pasta para ampliar as políticas públicas voltadas às mulheres aparecidenses. Escolhi Tia Deni por sua vasta experiência, tenho certeza que ela vai cuidar, com muita competência, das pautas desse público que é tão importante”, destacou o prefeito.

O gestor sancionou a Lei Complementar Nº 203, no último dia 09 de fevereiro, que atualiza a Estrutura Organizacional Administrativa do Poder Executivo Municipal e cria a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres. O gestor apresentou a nova secretária oficialmente no dia 14 do mesmo mês, ao lado da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no evento de entrega do Condomínio Habitacional Chácara São Pedro.

Até então, a pasta era vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. Agora, ganha status de secretaria e, na estrutura da administração, fica ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito. Conforme Tia Deni, a prioridade da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres será criar a casa de passagem. A instituição funciona como espaço público para acolher pessoas afastadas do núcleo familiar, neste caso, o público feminino.

“A nossa missão será planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres em Aparecida, especialmente no que tange a questão da violência. Hoje, mais de mil mulheres no município têm que conviver com medidas protetivas. Então essa será apenas uma das nossas lutas”, destaca a gestora.

Junto com a nova Secretaria, também será criado o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), ligado à pasta, que prestará atendimento jurídico, psicológico e de assistente social. Além de oferta de cursos de capacitação e encaminhamento das mulheres para o mercado de trabalho. “Nossa meta é espalhar as unidades do CRAM nos quatro cantos da cidade e prestar toda assistência às nossas mulheres”, pontuou Eudenir.

Com 54 anos de idade, Tia Deni é natural de Brasília (DF) e escolheu Aparecida de Goiânia para morar, desde 1984. Ela é viúva do ex-vereador João Antônio e mãe do Gustavo de Souza. Advogada, empresária no ramo da educação há 32 anos, começou a vida pública em 1986 como professora do Colégio Estadual Rui Barbosa, no setor Vila Alzira. No ano seguinte, Tia Deni foi eleita diretora da unidade, e cumpriu o mandato por três anos. Em 2017, na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha, foi convidada a assumir a Secretaria Executiva da Mulher na Secretaria de Assistência Social, função a qual ocupou até agora.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA