Política

Tem sinal verde matéria que propõe acolhimento psicológico a paciente com câncer

Publicado

em


De autoria do líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), foi aprovado, em segunda votação, o projeto de lei nº 1539/19, nesta quarta-feira, 20. A proposição propõe o acompanhamento psicológico de pacientes com câncer nas unidades de saúde públicas estaduais e privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria segue agora para sanção da Governadoria. 

O legislador lembra que receber o diagnóstico de uma doença como o câncer mexe com a vida de qualquer pessoa e de todos que estão à sua volta. “As reações são as mais diversas. Há os que passam por todas as fases – negação, revolta, depressão, aceitação – e há os que já aceitam tudo muito bem desde o início”, salienta o parlamentar, ao citar Gabriela Besser, terapeuta psicoenergética e fundadora do Portal SuperAção, do Rio de Janeiro (RJ). 

“Assim como o tratamento médico, o acolhimento psicológico é importantíssimo. O objetivo dessa prática é ajudar a enfrentar as dificuldades e conseguir a adaptação imprescindível para passar por esse processo da forma mais equilibrada e saudável possível. Ou seja, uma ajuda fundamental para superar todas as etapas da doença: diagnóstico inicial, más notícias, mudanças no tratamento, expectativas, resultados, processos terminais”, reitera o líder do Governo. 

READ  Matéria de autoria de Bruno Peixoto incentiva a capacitação de servidores da área técnico-administrativa da UEG

Conforme a redação da proposta, no artigo 2º, assim que identificada a doença, as unidades de tratamento do câncer situadas em Goiás deverão encaminhar o paciente para a unidade de saúde pública estadual ou conveniada ao SUS mais próximo de sua residência, a fim de iniciar o acompanhamento psicológico.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA