Política

Sessões extras

Publicado

em

Os deputados estaduais se reuniram na manhã desta terça-feira, 27, para realizar duas sessões extraordinárias, além de reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e Comissão Mista. A convocação foi feita pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSD), no dia 22.

No primeiro encontro plenário, foram apresentados, durante o Expediente, três projetos de lei da Governadoria, dois da Mesa Diretora e dois de autoria parlamentar. Para que pudessem ser apreciados em Plenário ainda nesta terça-feira, a sessão foi encerrada e, em seguida, convocadas as reuniões das respectivas comissões técnicas. Um dos projetos da Governadoria sofreu pedido de vista e teve sua apreciação prejudicada, os demais obtiveram aval dos colegiados.

Logo após, começou a segunda sessão extraordinária. Quatro projetos de lei foram aprovados, todos em primeira fase. São duas matérias do Executivo, duas da Mesa Diretora e duas de autoria do deputado Tião Caroço (UB), que foram encaminhadas à comissão técnica específica. 

Encaminhada pelo governador Ronaldo Caiado (UB), o texto protocolado sob o nº 10977/22 trata de medidas facilitadoras para que o contribuinte negocie seus débitos relacionados aos créditos tributários e não tributários, o Refis, constituídos em favor da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiás (AGR). Para isso, a matéria prevê alteração na Lei nº 21.736, de 22 de dezembro de 2022.

READ  Alego inicia sessões extras na 6ªfeira para votar matérias do Governo

Com a aprovação da proposta, poderão ser concedidos descontos de até 100% do valor dos juros de mora, redução de até 98% do valor da multa moratória e da atualização monetária, 30% do valor principal, e parcelamento em até 180 vezes, desde que a parcela não seja inferior a 200 reais.

As medidas facilitadoras abrangem os créditos tributários, ou não tributários, inscritos ou não em dívida ativa, mesmo em fase de execução fiscal já ajuizada, de qualquer valor e cuja prática da infração tenha ocorrido até o início da vigência da lei.  

Também do Executivo, o processo legislativo nº 10978/22 altera a Lei Estadual nº 20.461, que estabelece a organização administrativa do Poder Executivo. O objetivo é tornar a ocupação de cargos em comissão mais atrativa aos servidores efetivos, com a valorização dos quadros integrantes da administração pública, e promover a correção de distorções e defasagens do atual sistema remuneratório.

Atualmente, o teto constitucional de remuneração, fixado no artigo 37 da Constituição Federal, faz com que o servidor efetivo muitas vezes não obtenha qualquer vantagem financeira ao ser investido em função comissionada de direção, chefia ou assessoramento (DAS).  A matéria foi avalizada em sua primeira fase, mas recebeu voto contrário do deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota).

READ  Governo envia projeto que cria três novas taxas no Detran

Da Mesa Diretora, foram votados e aprovados os projetos nº 10976/22 e nº 10974/22. O primeiro promove uma alteração na Resolução nº 1.118, que dispõe sobre o Regulamento Administrativo dos Serviços e do Pessoal. O outro, sugere alteração nos subsídios dos parlamentares.

Por fim, as proposituras de Tião Caroço são relativas a Títulos de Cidadania Goiana, sugeridos para José Celso Valadares Gontijo (nº 10980/22) e José Guilherme Borges (nº 10981/22), que tiveram os respectivos relatórios aprovados e encaminhados às comissões técnicas afins.

Esgotada a pauta, o presidente em exercício, Álvaro Guimarães (UB), encerrou a sessão e convocou outra para esta quarta-feira, 28, às 10 horas. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA