Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Sessão desta 4ª-feira, 25

Publicado

em

A sessão deliberativa do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desta quarta-feira, 25, deve contar com 82 processos legislativos na pauta para apreciação dos deputados. Estão contempladas na pauta iniciativas parlamentares, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), e do Poder Executivo. A sessão, com início às 15 horas, será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no plenário do Palácio Maguito Vilela, e outra parte participando das sessões por meio de sistema remoto.

Entre os processos aptos a serem votados estão 38 projetos de lei de iniciativa parlamentar para votação definitiva e 39 em fase de primeira apreciação. Há, também, para análise dos deputados, em apreciação única, uma apresentação à Câmara dos Deputados de uma Proposta de Emenda à Constituição Federal (PEC), e um processo legislativo de prestação de contas do TCE-GO, referente ao exercício de 2018. 

De autoria do Poder Executivo, a pauta contempla três matérias. São dois convênios de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e um projeto de lei, que se encontra em fase final de apreciação, e que autoriza o Estado a adquirir, por meio de doação onerosa do município, imóvel na cidade de Buritinópolis. O intuito da aquisição é a construção de um campo de futebol society de uso coletivo, que servirá para o incentivo da prática desportiva e o fomento do lazer da população local.

Dentre os processos parlamentares em pauta para votação definitiva, destaque para o projeto de lei nº 2380/19, que visa proibir a exposição de foto oficial do governador do Estado em repartições públicas. A iniciativa se dá pelo entendimento de que a exposição da imagem do chefe do Poder Executivo ofende os princípios republicanos constitucionais da impessoalidade.

Segundo o autor da matéria, deputado Bruno Peixoto (UB), tais princípios devem guiar a atuação do administrador público, o que faz com que a inserção de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou serviços públicos, na publicidade de ações, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, se traduza em uma prática punível e que gera gastos desnecessários ao erário.

Essa prática de promoção pessoal já é vetada pela Constituição Federal, e a incorporação desse projeto ao corpo da Lei (8429/92) permitirá a aplicação de penalidade aos infratores e eliminar os gastos desnecessários costumeiramente arcados pelo orçamento público com a confecção dessas fotos.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 25, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias    

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.      

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA