Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Goiás

SES apoia campanha nacional para preservar a saúde visual dos atletas

Publicado

em

Para especialistas antes da prática rotineira é importante consultar o oftalmologista

Campanha incentiva prática de exercícios físicos para uma vida com melhor qualidade

 

Em fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estão sensibilizando as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular no dia a dia e durante a prática esportiva.

A SES-GO, através da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Agravos não Transmissíveis e Promoção à Saúde, promove a melhoria dos modos de vida na região por meio da Política Estadual de Promoção da Saúde (Peps). O coordenador de Promoção à Saúde, Hamilton José Rezende, destaca a importância da gerência na implementação de temas abordados pela Peps, como mudança de hábitos alimentares, prática de exercícios, combate ao uso abusivo de álcool e drogas e incentivo à saúde mental.

Um dos exemplos de iniciativas é o Programa Academia da Saúde (PAS), que está presente em 164 municípios goianos e permite que as pessoas pratiquem esportes e sejam acompanhadas por profissionais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. O PAS é uma iniciativa federal disponível para todos os municípios e a SES-GO faz a intermediação entre os gestores municipais e federais.

De acordo com os especialistas do CBO, qualquer esporte pode deixar o praticante vulnerável a lesões nos olhos, incluindo trauma ocular. As pessoas com erros refrativos também devem estar cientes da relação entre a visão e a prática esportiva, considerando três qualidades essenciais para a boa acuidade visual: nitidez, profundidade e campo de visão. A importância de cada uma dessas qualidades pode variar dependendo do esporte, tornando importante a consulta a um oftalmologista antes de iniciar qualquer prática esportiva rotineira.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA