Geral

Seminário mostra avanço das práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Plano de Baixa Emissão de Carbono no Tocantins

Publicado

em

Na abertura do 3° Seminário Estadual de Agropecuária de Baixa Emissão de Carbono na manhã desta sexta-feira, 25, no auditório da Ceulp/Ulbra, especialistas apresentaram, aos produtores, acadêmicos e técnicos, os avanços das práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Plano de Baixa Emissão de Carbono (ABC), no Brasil e no Tocantins.

Em sua fala, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, explicou que o Plano ABC no Tocantins é referência nacional. “Portanto, é necessário investir ainda mais nessas práticas sustentáveis, onde por meio do plano podemos adotar técnicas corretas que, além de garantir a alta produtividade, na mesma área, contribuindo também para a preservação da natureza”, enfatizou.

O coordenador de Governança e Monitoramento do ABC, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rodrigo Dantas, disse que o Tocantins é um dos estados mais avançados no desenvolvimento do plano, fruto de engajamento dos produtores e instituições envolvidas nas práticas sustentáveis. “O Estado tem muito a contribuir no Brasil, como exemplo, sendo referência neste modelo de produção”, enfatizou.

READ  Pós-chuvas, limpeza é reforçada em vias do Plano Piloto

Rodrigo Dantas ressaltou ainda que, “nas localidades onde é utilizada a prática sustentável em sistemas agroflorestais, diminui em até 3% a temperatura. Na pecuária, o aumento na produção é excelente, alcançando a marca de 24,77 arrobas por hectare ao ano, sendo cinco vezes a mais que a média da produção nacional”.

A prática de produção agroflorestal está sendo implantada pelo engenheiro agrônomo e produtor, José Ricardo, no Assentamento São João I, no plantio irrigado de café, consorciado com açaí e banana. Ele conta que iniciou com 700 pés de café, mas pretende alcançar 5 mil pés de café. “Acreditamos que a prática sustentável do Plano ABC contribui para a geração de renda, conserva o solo, mananciais, sem impacto ambiental”, argumentou.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA