100 ANOS DO RÁDIO

Semifinalistas de festival de música da EBC termina dia 10

Publicado

em

100 anos do rádio no Brasil

Por votação popular, o público escolherá uma obra por categoria

O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), encerra a votação para escolha das músicas classificadas à semifinal no próximo dia 10 de outubro. Por votação popular, o público escolherá uma obra por categoria e vota quantas vezes quiser no site do festival. A música que conquistar a preferência pela internet garante vaga na disputa da semifinal com outras três concorrentes determinadas pela Comissão Julgadora na próxima etapa do festival. O anúncio das canções selecionadas para a nova fase da competição está previsto para o dia 11 de outubro.

100 anos do rádio no Brasil.

Programação apresenta 100 obras classificadas

As 100 músicas qualificadas após o final das inscrições podem ser acompanhadas pela audiência na programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC de acordo com o perfil da emissora. O público também confere as faixas habilitadas e ouve essas composições no próprio site do festival para fazer sua opção. A votação para definir as semifinalistas do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil está aberta desde 25 de setembro. Naquela data, a EBC, organizadora da iniciativa, celebrou o Dia Nacional do Rádio com o lançamento da nova versão do site EBC Rádios.

A efeméride marcou, ainda, a divulgação das produções classificadas em quantidade proporcional a de candidatas entre as inscritas em cada uma das cinco categorias. O júri selecionou 48 obras de Música Popular, 20 de Instrumental, 15 de Clássica, 10 de Infantil e sete de Regional. É a primeira vez que o festival une a Rádio MEC e Rádio Nacional, duas tradicionais emissoras públicas geridas pela EBC. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.

Comemoração dos 100 anos do rádio no Brasil.

Critérios de seleção e o voto popular

READ  Maratona da Rádio MEC homenageia 140 anos de Igor Stravinsky

Os artistas puderam inscrever até dois trabalhos por categoria no Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. As composições devem ser inéditas e em português. Na categoria regional, os autores de Tabatinga (AM) e da Tríplice Fronteira podem participar com canções em espanhol e em diferentes idiomas indígenas. A análise do júri para fazer a seleção considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpretação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

O anúncio das obras que seguem na disputa da semifinal ocorre em 11 de outubro. As composições permanecem com janela na programação da Rádio Nacional e da Rádio MEC. A votação popular inicia e dura até 4 de novembro para determinar uma das concorrentes de cada categoria que alcança a final. A divulgação das 15 músicas finalistas – três por categoria, sendo cinco definidas pelo público e dez escolhidas pela Comissão Julgadora – será anunciada no dia 5 de novembro. As obras continuam na programação das emissoras até o dia 6 de dezembro, quando as ganhadoras serão conhecidas.

Rádio Nacional de Brasília celebra 64 anos com programação especial

Reconhecimento e premiação

READ  Edição 2538

As músicas habilitadas para a final concorrem aos prêmios em um show na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento marca a decisão do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil. Os artistas vencedores têm o talento reconhecido com a entrega dos troféus em cada categoria. Os laureados recebem os seguintes títulos: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Os autores das obras inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.

 

Cronograma do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

25/09 a 10/10 – Período de veiculação das músicas classificadas

25/09 a 10/10 – Votação popular para definir semifinalistas nas emissoras

11/10 – Divulgação das músicas semifinalistas

11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas

11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria

05/11 – Divulgação das músicas finalistas

05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas

06/12 – Divulgação dos vencedores

 

Rádio MEC na internet e nas redes sociais

Site: radios.ebc.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/radiomec

Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec

Facebook: https://www.facebook.com/radiomec

Twitter: https://twitter.com/radiomec

 

WhatsApp: (21) 99710-0537

 

Edição: Maria Claudia

Fonte: Agência Brasil

Por: Blenyo Ferreira

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA