Cidades

Secult inaugura exposição sobre o Centro Cultural Marietta Telles Machado

Publicado

em


O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), inaugura nesta quinta-feira, dia 26, às 17h30, a exposição “Centro Cultural Marietta Telles Machado – a Retomada para o amanhã”. A mostra será exposta no piso térreo do Centro Cultural, no período de agosto a outubro deste ano, com visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas, respeitando os protocolos de segurança.

A exposição é gratuita e temporária, e foi idealizada para ocupar provisoriamente a Sala Alois Feichetenberg, espaço expositivo do Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Secult, até o início das obras de restauro do edifício previstas para o final deste ano.

Por meio de painéis fotográficos, sons e imagens, o visitante poderá apreciar os diversos momentos da construção do edifício e a trajetória de ocupação do espaço que abrigou, nas primeiras décadas, as principais repartições públicas do Estado.

Outro elemento interativo que compõe a mostra é a contribuição do público que terá a oportunidade de registrar suas lembranças pitorescas do Marietta, da Praça Cívica e da cidade. Goianienses e goianos da “Campininha”, atual bairro de Campinas, serão convidados a compartilhar casos interessantes, curiosos, alegres, misteriosos para compor a história, que serão gravados ou escritos nos cadernos que serão disponibilizados na sala de exposição.

READ  Lei que cria ação para conscientização e orientação sobre doenças raras recebe sanção do Poder Executivo

Além do entretenimento, o objetivo da iniciativa é apresentar uma proposta de reflexão sobre os desafios que os museus enfrentam com a pandemia provocada pela Covid-19, e sobre as formas de o Estado, em parceria com a comunidade, implementam atividades de pesquisa, preservação e comunicação. Ação que fundamenta os processos museológicos e a museologia como ciência, especialmente neste momento que exige cuidados redobrados com a saúde física e mental dos usuários, servidores e visitantes.

Para isso, os técnicos do MIS, responsáveis pela curadoria e produção da mostra definiram como tema o histórico de construção e de ocupação do Centro Cultural Marietta Telles Machado.

E para além da história contada nos livros e fontes oficiais, a curadoria buscou ainda conteúdo na poesia, nos estudos acadêmicos, e nos relatos de homens e mulheres, que fizeram parte da trajetória deste espaço, construído há mais de oito décadas.

Herança

O Centro Cultural, que leva o nome em homenagem a escritora Marietta Telles, nascida em Hidrolândia, em 1934, e que deixou um legado histórico para Goiás, foi o primeiro edifício público construído estrategicamente na Praça Cívica ao lado do Palácio das Esmeraldas para abrigar a Secretaria Geral do Estado. Em estilo art déco, as obras tiveram início em 1933, através de projeto do arquiteto Attílio Corrêa Lima.

READ  Em Posse, Caiado realiza uma série de inaugurações

No local, a diretoria da Fazenda, vinculada à Secretaria Geral, ocupou o prédio desde 1937. Em 1944, foi criada a Secretaria de Estado da Fazenda, que ficou instalada no Marietta durante quase 50 anos, até 1987, quando foi transferida para o Centro Administrativo, atual Palácio Pedro Ludovico. Em 1988 a Secretaria de Cultura de Goiás passou a ocupar o edifício onde se encontra até hoje.

Serviço

Exposição: “Centro Cultural Marietta Telles Machado – a Retomada para o amanhã”

Abertura: Quinta-feira, 26/8

Horário: 17h30

Local: Sala Alois Feichetenberg – Piso térreo Centro Cultural Marietta Telles Machado

Período da exposição: Agosto a outubro de 2021

Visitação: De terça a sexta-feira, das 10 às 17h

Fonte: Secretaria de Cultura (Secult)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA