Geral

Secec vai capacitar conselheiros de cultura

Publicado

em


A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (17) o edital n° 21/2021, que vai selecionar organização da sociedade civil (OSC) para a realização de curso de capacitação para conselheiros de cultura. O valor destinado à realização do Termo de Colaboração é de R$ 50 mil.

As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto de 2021, pelo endereço eletrônico [email protected], e a capacitação acontecerá na segunda quinzena do mês de novembro de 2021, em ambiente virtual, com conteúdo disponibilizado posteriormente no canal da Secec do YouTube.

A assessora de Articulação de Política Cultural, Mirella Ximenes, explica que os conselheiros representam a proximidade com os fazedores de cultura nas regiões administrativas (RAs). Essa mediação funciona como espaço de interlocução. Os porta-vozes trazem as novidades de fomento nas cidades e levam as informações políticas advindas da secretaria.

“O sistema de qualificação vai oferecer temas que melhoram a vida profissional dessas pessoas e dos que as cercam”Mirella Ximenes, assessora de Articulação de Política Cultural

“Para toda a comunidade, qualificar os conselheiros de cultura é importante porque oferece o benefício para o representante, que discute as questões com a secretaria. O sistema de qualificação vai oferecer temas que melhoram a vida profissional dessas pessoas e dos que as cercam”, diz Mirella Ximenes.

READ  Novo PAC Seleções investe R$ 23 bilhões em saúde, educação, esporte e cultura

As temáticas obrigatórias são a Lei Orgânica da Cultura (LOC); contexto histórico das instâncias de participação social do DF; Sistema de Arte e Cultura do Distrito Federal (SAC-DF); Conselhos Regionais de Cultura (CRCs) e suas articulações; prática para a utilização de ferramentas comuns de trabalho; melhores práticas para a condução de assembleias e equipe, e inteligência emocional em tempos de pandemia.

Designada pela Portaria 137, a Comissão de Seleção encarregada pela escolha da parceria é formada por quatro servidores da Secec, designados por portaria publicada no DODF desta terça-feira (17).

Requisitos

Para participar, o proponente deve organizar um roteiro de elaboração do projeto, em que deve conter a apresentação dos conteúdos previstos no edital, detalhamento das ações, metodologia e gestão de recursos e medidas para o enfrentamento da covid-19.

É exigido plano de comunicação para divulgação do curso, descrição da equipe, com suas atribuições e postos de trabalho, e que a OSC assegure o acesso de pessoas com deficiência e idosos. É obrigatório o uso da Lei Distrital n° 5.275/2014, que trata da contratação de 7% de pessoas com deficiência entre os componentes da equipe. A OSC deverá oferecer capacitação de, no mínimo, 48 horas de oficinas formativas, cada uma de duas horas de duração.

READ  Prefeitura de Goiânia promove 17ª Conferência Municipal de Cultura, nesta quarta-feira (07/12) e quinta-feira (08/12)

A OSC selecionada assinará um Termo de Colaboração com vigência de seis meses.

Inscrição

A OSC deve enviar a ficha de inscrição e a proposta, em formato PDF, para o endereço eletrônico [email protected], com o assunto “Seleção do chamamento público para realização de capacitação para os conselheiros de cultura do Distrito Federal”, no período de 17 a 27 de agosto de 2021.

O resultado preliminar tem previsão de publicação até 7 de setembro, cabendo recurso fundamentado em até cinco dias corridos.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA