Distrito Federal

Saúde retoma todos os tipos de cirurgias eletivas

Publicado

em


Voltam a ser realizadas  as cirurgias de todas as especialidades | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

A partir da próxima segunda-feira (1°/2), estarão liberadas todas as cirurgias eletivas realizadas na rede pública de saúde. A decisão foi tomada na última segunda-feira (25) pela Secretaria de Saúde. Os procedimentos estavam suspensos desde 29 de junho, com exceção das cirurgias oncológicas, cardiovasculares, transplantes e judicializadas, além das das cirurgias de urgência.

O secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, explicou que, recentemente, “foram adquiridos insumos e medicamentos capazes de garantir um estoque mínimo suficiente para a realização de procedimentos cirúrgicos, que antes estavam suspensos”. Sanchez acrescentou que, com o abastecimento regularizado, “todas as cirurgias, de todas as especialidades, voltam à normalidade”.

Além do estoque mínimo de insumos e medicamentos para os procedimentos cirúrgicos também foram considerados pontos como a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na rede pública do Distrito Federal, com suporte de ventilação mecânica, que na tarde desta terça-feira (26) estava em 58,89%, conforme atualização do site Info Saúde-DF. Além da criação do Plano de Contingência de Procedimentos Cirúrgicos.

READ  ‘O sentimento comum é que sempre se pode fazer um pouco mais’

De acordo com Sanchez, as Regiões de Saúde devem se organizar, montar mapas, solicitar os estoques necessários de insumos e medicamentos para a realização das cirurgias e repasse das ofertas de espera ao Complexo Regulador em Saúde do DF (CRDF), que fará a regulação médica com direcionamento desses pacientes às vagas ofertadas.

Além do estoque mínimo de insumos e medicamentos para os procedimentos cirúrgicos também foram considerados pontos como a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na rede pública do Distrito Federal, com suporte de ventilação mecânica

“No dia 1º de fevereiro já é a data para ocorrer as cirurgias eletivas em todos os hospitais do Distrito Federal e não para começar a organizar. Mapas cirúrgicos e reabastecimento de estoques devem ser realizados durante esta semana. Na segunda queremos voltar à normalidade em todas as especialidades”, salienta.

Vale ressaltar que o cenário atual está sendo monitorado sistematicamente para garantir que todas as medidas sejam adotadas sem prejudicar a assistência aos pacientes.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF
READ  Livro sobre inteligência policial é lançado nesta sexta (11)

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA