Cidades

Saúde promove eventos para alertar sobre diabetes

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizará, nesta semana, uma série de ações em referência ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta segunda-feira (14/11). A data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) visa a incentivar o desenvolvimento de estratégias com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre as implicações do diabetes na saúde e na mortalidade dos cidadãos de todo o planeta.

Na quarta-feira (16/11), será realizado o Dia D com foco na prevenção e na promoção da saúde. As atividades incluem a distribuição de material educativo, o repasse de informações sobre a doença e a realização de exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial.

As ações vão ocorrer simultaneamente, das 9h às 14h, em diferentes unidades da SES-GO, entre as quais a sede da pasta, em Goiânia, e as Policlínicas localizadas em Posse, Goianésia, Quirinópolis, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos. Na sede da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), também na capital, as atividades vão das 8h às 11h.

READ  Anunciados mais R$ 22,7 milhões para recuperação do asfalto no Entorno

A SES também vai promover, na quinta-feira (17/11), às 9h, uma live sobre o tema Diabetes Tipo 2 – Atualização em Educação, Nutrição e Tratamento. O evento virtual terá como público-alvo profissionais das Regionais de Saúde e dos municípios goianos.

Doença grave
O diabetes é uma enfermidade considerada grave, que muitas vezes leva a pessoa a desenvolver outros problemas também preocupantes. Além de derrame, cardiopatia e insuficiência circulatória nos pés, o diabetes pode causar cegueira, infarto, doenças renais e amputação de membros inferiores. Tão problemático quanto esses agravos é o fato de a doença ser silenciosa e de aproximadamente metade das pessoas com diabetes ignorar que tem a enfermidade.

Neste ano, as organizações internacionais escolheram para a celebração do Dia Mundial do Diabetes o tema Educar para Proteger o Amanhã. A abordagem e os debates sobre o tema visam destacar a necessidade de facilitar o acesso à educação de qualidade sobre diabetes para profissionais e pessoas que têm a doença.

Fonte: SES-GO

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA