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Saúde investe em tecnologias e amplia acesso humanizado

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A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) investe em tecnologias para entregar ao cidadão uma saúde mais acessível, inclusiva, eficaz, transparente e humanizada.

Atualmente, são disponibilizados nove recursos tecnológicos no ambiente da saúde pública goiana, como o Boletim do Paciente no Express, ChatBot Flink, Imuniza Goiás, Farmácia Digital Cemac Juarez Barbosa, Regnet, Transparência da Regulação, Caren, Sigus e SaudeGO 360º.

A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES, Luiselena Esmeraldo, afirma que os serviços oferecidos em Goiás já são referência no Brasil. “Recentemente o Ministério da Saúde elegeu a gestão de cirurgias eletivas de Goiás como referência para todo o país. Esse sucesso, tivemos por meio do uso do sistema Regnet Filas, desenvolvido pela SES, que identificou 125 mil pacientes distribuídos nos 246 municípios goianos, de forma simples e eficiente”, explicou.

Outra tecnologia utilizada de forma estratégica é o Sistema Integrado da Gestão da Unidades de Saúde (Sigus), responsável por acompanhar diariamente o cumprimento das metas estabelecidas nos contratos de gestão com as OS.

“Isso significa mais eficiência na administração, melhoria na produção hospitalar e no atendimento à população”, enumera Luiselena.

O acesso a boletim de saúde de pacientes internados na rede estadual por meio do portal Expresso é outra ferramenta disponível que garante humanização, com a visualização rápida do estado de saúde utilizando apenas o número do prontuário do paciente e senha do usuário. Mais de 400 mil consultas foram registradas até o momento.

Luiselena afirma ainda que o uso dessas ferramentas digitais para a promoção de saúde pública é prioridade para a atual gestão da pasta e traz resultados benéficos para todos. “Ganha a gestão, com economia e transparência, e ganha a população, com o acesso, humanização e oferta de inovações”, considera.

BOLETIM DO PACIENTE NO EXPRESSO

Permite a consulta digital dos boletins médicos e multiprofissionais de pacientes internados na rede estadual de saúde. Humaniza e descomplica, pois os parentes e amigos podem acompanhar a evolução do quadro de saúde do seu ente querido de qualquer lugar, a qualquer momento. Site: https://www.go.gov.br/servicos/servico-id/1205.

CHATBOT FLINK

Trata-se de um chatbot, disponibilizado no Telegram, que responde perguntas naturais sobre os indicadores de saúde.

Inteligência artificial desenvolvida pela equipe da Gerência de Inovação da SES, em parceria com o Laboratório de Inovação de Goiás (Ligo), o Chatbot Flink tem o objetivo de revolucionar o acesso e interpretação de dados em saúde pública.

Por meio dele é possível fazer perguntas como: “Quantas pessoas pegaram covid em Goiânia, em 2022?”, e o bot devolve a resposta com o gráfico contendo esses dados.

FARMÁCIA DIGITAL CEMAC JUAREZ BARBOSA

Permite que o paciente abra processo, faça a renovação, consulte se o medicamento está disponível, tudo 100% digital, também na plataforma Expresso. O serviço reduz a necessidade de deslocamento do paciente para uma unidade física, por meio da opção de atendimento digital, ao desburocratizar o processo de abertura e renovação de solicitações de medicamentos especializados de alto custo. Site: https://www.saude.go.gov.br/estrutura/outras-unidades/cemac-juarezbarbosa.

IMUNIZA GOIÁS

Acompanha a vacinação das crianças até dois anos de idade. A ferramenta apresenta a situação vacinal de cada criança para que o município faça busca ativa e a regularize, refletindo assim na vacinação oportuna das crianças.

Contribui para a redução de doenças imunopreveníveis e para o aumento da cobertura vacinal, que vem apresentando queda a nível nacional desde 2016.

REGNET FILAS

Sistema que gerou a fila única das cirurgias eletivas do Estado de Goiás e que o Ministério da Saúde pretende usar em todos os Estados.

SAUDEGO360º

Projeto que entregará aos atores do SUS uma visão da saúde do estado de Goiás em 360 graus, por meio de uma plataforma que vai organizar o histórico individual (perspectiva clínica – saúde dos pacientes) apresentando os eventos da vida em ordem cronológica, criando uma visão da “linha do tempo” de cada paciente.

Também vai fornecer insights que contribuam com o planejamento, execução e monitoramento de políticas públicas (perspectiva epidemiológica – macro / saúde coletiva), centralizando os principais indicadores para tomada de decisão e diagnóstico da situação de saúde.

SIGUS

Plataforma que monitora e avalia a execução das atividades desenvolvidas pelas organizações sociais nas unidades de saúde do estado em tempo hábil, trazendo transparência aos contratos de gestão entre a SES e as OSs.

CAREN

A Caren tem como objetivo principal melhorar a assistência prestada aos recém-nascidos, contribuindo por consequência com a redução da taxa de mortalidade infantil.

Com esse intuito, utiliza ciência de dados e inteligência artificial para criar um sistema capaz de mensurar a atenção requerida para cuidado de cada recém-nascido internado, permitindo o aperfeiçoamento dos recursos humanos com prioridade no atendimento.

TRANSPARÊNCIA DA REGULAÇÃO

Disponível no site da SES, a Transparência na Regulação é de fácil acesso ao público. Com os dados pessoais do paciente, a pessoa consegue acompanhar quantas e quais solicitações estão em curso na regulação, seu respectivo status, além de acompanhar o tamanho de cada fila, por especialidade, para as cirurgias eletivas, consultas, e por tipos de exames. Site: https://www.saude.go.gov.br/transparencia/regulacao-estadual.

 

Foto: SES

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