Geral

Saúde dos trabalhadores é debatida durante oficina

Publicado

em

Com foco na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e na Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), foi realizada nesta quinta-feira, 13, uma oficina com o objetivo de garantir o fortalecimento do controle social no Tocantins. O encontro realizado no auditório da Unitins, em Palmas, foi destinado aos conselheiros municipais de saúde e representantes do controle social.

O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tratou de temas como a problematização sobre a organização do controle social em saúde do trabalhador e sua contribuição no processo de construção da PNSTT, a organização da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) no Tocantins, avanços e desafios, formação do Controle Social no Campo da Saúde do Trabalhador e a implementação da CISTT nos territórios, vigilância popular e participativa em Saúde do Trabalhador, além da discussão coletiva e trabalho de grupo para pactuação e criação das CISTT nos municípios.

“Esta é a primeira reunião que se discute a saúde do trabalhador com os Conselhos de Saúde. É uma iniciativa que o Conselho abraçou, e aproveitamos esse gancho para falar de conferência da Saúde do Trabalhador, que será realizada nos 139 municípios. Este é o primeiro passo. A reunião é de grande importância para toda a classe, principalmente do controle social e gestão, trabalhando em prol da sociedade”, explicou o presidente do CES-TO, Mário Benício.

READ  EDIÇÃO 4742

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, da SES-TO, Perciliana Bezerra, o diálogo com os municípios é fundamental uma vez que, “é o momento de discutirmos amplamente e definirmos prioridades sobre as ações para a saúde do trabalhador e trabalhadora. Mas, para discutirmos a problemática deste evento, é importante conhecermos os dados dos territórios e traçarmos a melhor política para o enfrentamento, além da mudança de comportamento diante dos eventos que acontecem na nossa população”, enfatizou.

O Coordenador da CISTT Nacional, Jacildo de Siqueira Pinho, falou sobre a importância da união de esforços a fim de garantir a qualidade da saúde do trabalhador e trabalhadora. “É uma iniciativa louvável da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, da CISTT Estadual, já que falar sobre saúde do trabalhador e trabalhadora neste período é muito importante, pois estamos saindo de uma pandemia, e estes profissionais da saúde cuidaram de toda a população, de todos os trabalhadores, de todos os usuários do SUS. Neste cenário, a integração é importante para que a Política Nacional venha ser efetivada”, frisou.

Já o Coordenador Técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas em Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT), Eduardo Bonfim da Silva, enfatizou que “o diálogo com o controle social marca o contexto de transformação nos territórios. Fortalecer essa ação permite a implementação das políticas públicas, permite atuação de promoção da saúde, portanto com essas perspectivas, tanto o DIESAT, tanto o Conselho Nacional de Saúde, tem ido a todos os territórios para provocar esse debate”.

READ  Governo do Tocantins paga R$ 50 milhões em passivos da educação com pagamentos de progressões de 2018 a 2020

O presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO), Rondinelly da Silva e Souza afirmou que “nós, enquanto representantes dos municípios e que estamos na ponta, sabemos a necessidade de se articular políticas e programas de interesse para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no âmbito do SUS. Tenho certeza de que as contribuições advindas dessa reunião refletirão de fato na sociedade, que é a que mais precisa de atendimento em saúde de qualidade”.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Silvanópolis, Raimundo Oliveira de Almeida, considerou que, “este momento é de grande importância, pois tivemos a oportunidade de nos reunir após um longo período de pandemia, e discutir as ações que serão desenvolvidas além da realização da conferência, com foco na saúde do trabalhador”, finalizou.

Oficina tem foco na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e na Política Nacional de Vigilância em Saúde – Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA