Política

Sancionado Título de Cidadania Goiana ao ex-jogador Júnior

Publicado

em

Concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana a Leovegildo Lins Gama Júnior (conhecido no meio do futebol como Júnior ou Maestro). É o que está na Lei Estadual nº 21.567 (originalmente projeto de lei nº 2213/22), de autoria do deputado Talles Barreto (UB), e sancionada nesta semana pela Governadoria.

O parlamentar argumenta que Leovegildo, mais conhecido como Júnior Maestro ou Júnior Capacete, ou ainda, simplesmente Júnior, nascido na cidade de João Pessoa (PB), em 29 de junho de 1954, é um brilhante ex-jogador e ex-treinador de futebol brasileiro. Júnior atuou como lateral-esquerdo e meio-campo pelo Flamengo, seu único clube no Brasil, e pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1982, na Espanha; e, 1986, no México. “Consagrou-se atuando pelo Flamengo, onde jogou 865 partidas, sendo o jogador que mais vezes vestiu a camisa rubronegra, tendo participado de 508 vitórias, 212 empates, 156 derrotas e marcando 78 gols.”

O deputado ressalta que, entre os principais títulos conquistados por Júnior, estão quatro campeonatos brasileiros, uma Copa Libertadores e um campeonato mundial, em 1981, numa final contra o time inglês Liverpool.

READ  Presidente da Alego oficializa doação de imóvel para o Centro de Cidadania Negra e reforça necessidade de inclusão

“Júnior também jogou cinco anos no futebol italiano pelas equipes do Torino e do Pescara. Voltou ao Flamengo em 1989, para mais uma série de conquistas no Clube, inclusive seu quarto título de campeão brasileiro e, também, sendo eleito o melhor jogador do campeonato de 1992″, diz Barreto.

O legislador salienta, ainda, que Júnior encerrou sua carreira como jogador profissional em 1993. “E, depois de sua aposentadoria dos campos, partiu para a grande empreitada de alavancar o até então incipiente futebol de areia à condição de esporte reconhecido e sucesso de público, que é atualmente.”

O deputado lembra que Júnior participou das primeiras grandes conquistas da Seleção Brasileira de beach soccer na companhia de outros grandes craques do campo, como: Zico, Edinho, Cláudio Adão e Paulo Sérgio. Atualmente, é considerado o maior jogador da história do beach soccer, sendo indicado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), em 2020, como um dos elegíveis para o time dos sonhos da bola de ouro.

READ  Pauta de hoje

E conclui: “Atualmente, trabalha na Rede Globo como comentarista de futebol desde 1998, e idealizou o projeto Escola de Futebol Maestro Júnior, com sede em Goiânia. Enfim, Júnior teve uma brilhante trajetória como futebolista, o que lhe rendeu uma credibilidade muito grande perante o povo brasileiro”.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA