Geral

Sai o lixo para a bola rolar no Condomínio Privê

Publicado

em


Lixões a céu aberto são um risco para a saúde da população e também para a segurança estrutural de terrenos. Em Ceilândia e Vicente Pires, as administrações regionais e o GDF Presente estão atuando no fechamento desses espaços onde são jogados irregularmente lixo e entulho.

No momento, as equipes trabalham no nivelamento do terreno | Foto: Divulgação/GDF Presente

Só em duas áreas do tipo – uma localizada no Condomínio Privê, em Ceilândia, próximo à BR-070, e outra na marginal da Via Estrutural, próximo à ponte de ligação com a Avenida do Jóquei -, foram recolhidas aproximadamente 420 toneladas de entulhos, como restos de obras, móveis velhos e outros objetos de grande porte.

“É um lixão antigo, já tiramos outras vezes o entulho, mas o pessoal continua a despejar. Agora estamos criando obstáculos, fazendo barreiras, e em breve vamos organizar o terreno”Elton Walcácer, coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente

Retirado o material que foi despejado irregularmente, o próximo passo para evitar que a atitude seja repetida é impedir o fácil acesso de veículos até as áreas, instalando obstáculos, e recuperá-las com ações como o nivelamento do terreno ou a instalação de equipamentos e infraestrutura urbana, como calçadas.

READ  Jojo Todynho compra casa em condomínio na Taquara

O coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcácer, conta que essa não é a primeira vez que equipes do programa atuam na retirada de entulhos no Condomínio Privê. “É um lixão antigo, já tiramos outras vezes o entulho, mas o pessoal continua a despejar. Agora estamos criando obstáculos, fazendo barreiras, e em breve vamos organizar o terreno”, conta.

Um trabalho de organização está sendo feito em parceria com a Administração Regional de Ceilândia, como explica o diretor de Obras, Sérgio Barbosa Pimenta: “Estamos trabalhando agora no nivelamento do terreno, colocando material pesado e fresado pra aplainar, e estamos trabalhando na regularização do local para implantar um campo de terrão e, assim, evitar o despejo irregular”.

Após o nivelamento, é colocado material pesado e fresado para aplainar o local onde, em breve, será implantado um campo de terrão | Foto: Divulgação/GDF Presente

Já em Vicente Pires, por conta de o lote onde os materiais são despejados irregularmente ser um terreno particular, a solução encontrada foi outra, como esclarece o diretor de obras da Administração Regional, Mateus Pegorer. “Estamos em conversas com o SLU [Serviço de Limpeza Urbana] para a instalação de um papa-entulho na região, para que consigamos direcionar esse descarte correto.”

READ  Aprovada em 2º turno criação da Carreira de Magistério Superior

Além das duas áreas de transbordo irregulares, mais entulhos foram recolhidos pelo GDF Presente ao longo da semana. Na EQNM 3/5, em Ceilândia, e próximo ao Hospital São Vicente de Paula, em Taguatinga, cerca de 25 toneladas de entulhos, inservíveis e lixo verde foram retiradas das ruas. Confira outras ações do GDF Presente:

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA