Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Ruraltins reúne servidores e articula parcerias para desenvolvimento da piscicultura em Porto Nacional e Gurupi

Publicado

em


Ruraltins reúne servidores e articula parcerias para desenvolvimento da piscicultura em Porto Nacional e Gurupi

27/01/2021 – Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins

A agenda do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, nessa terça-feira, 26, foi nos municípios de Porto Nacional e Gurupi, com reuniões com os servidores, visitas a instituições bancária e de ensino, e à prefeita de Gurupi Josi Nunes.

As visitas foram acompanhadas pelo vice-presidente, José Aníbal Lamattina, e pelos diretores de Pesquisa e Inovação, Kin Gomides, e de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves.

Nas reuniões com os servidores dos Escritórios Locais e Regionais destes municípios, os gestores ouviram atentos as demandas e as dificuldades de trabalho expostas pelos servidores de cada localidade, e reforçaram que o propósito da visita é justamente ouvir e buscar melhorias nos serviços prestados pelos extensionistas. “Estou aqui para ouvir as demandas, e, enquanto estiver como presidente, visto a camisa do Ruraltins e coloco-me à disposição para levar essas demandas ao Governador e articular projetos e ações com a bancada em Brasília. O nosso foco de trabalho é uma gestão com qualidade dos serviços prestados, buscando deixar o Ruraltins apto para gerar bons resultados.”
O gestor destacou também que umas ações prioritárias, além da assistência técnica, é atender com as entregas de cestas básicas aos agricultores familiares que de certa forma foram impactados economicamente pela pandemia do novo Coronavírus.

Banco da Amazônia

Ainda em Porto Nacional, a equipe também participou de uma reunião com o gerente do Banco da Amazônia, Fábio Patrício, para reforçar parceria com a instituição no sentido de facilitar o acesso do pequeno produtor ao crédito rural.

Para o presidente Fabiano Miranda, o objetivo dessa parceria é fomentar a produção agrícola, fazendo a agricultura familiar crescer. “O agricultor familiar precisa ter sua dignidade, nossa missão é essa, e vamos caminhar juntos em 2021, somando forças para alavancar o desenvolvimento do setor rural,” reforçou.

Na ocasião, o gerente geral da agência de Porto Nacional, Fábio Patrício, deixou claro que a instituição está de portas abertas e confirma parceria com o Ruraltins para alinhar e agilizar ao máximo a aprovação dos projetos.

Prefeita de Gurupi

Em Gurupi, o presidente e equipe visitaram a prefeita eleita Josi Nunes. A visita teve como finalidade apresentar e firmar termo de Cooperação técnica entre o Instituto e o município voltado para o desenvolvimento da piscicultura na região por meio do projeto Tilápia – Vida na Água. A proposta é que o município seja o piloto deste Projeto e modelo para o Estado.

Com recurso na ordem de R$ 10 milhões, esse projeto, executado pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, Ruraltins e parceiros, vai viabilizar geração de renda aos pequenos produtores rurais da região do município de Gurupi, e ainda alavancar o desenvolvimento da atividade da região.

A prefeita Josi recebeu com otimismo a proposta e acredita que vai fomentar a agricultura familiar local, impulsionando e aquecendo o comércio das feiras da cidade.

Parceria com a Fundação Unirg

A visita do presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, e equipe a Gurupi rendeu ainda a articulação de mais uma parceria. A equipe participou de uma reunião com o presidente da Fundação Unirg Thiago Pinheiro, para firmar termo de cooperação voltado para a especialização e qualificação profissional dos servidores do Instituto.

“Esta é uma proposta inicial, que vai ser amadurecida e trabalhada em conjunto para melhor atender ambas as partes”, destacou o gestor Fabiano Miranda.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA