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Roteiros de Estudos norteiam desenvolvimento da aprendizagem na rede pública estadual do Tocantins

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Roteiros de Estudos norteiam desenvolvimento da aprendizagem na rede pública estadual do Tocantins

04/05/2021 – Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

O ano letivo de 2021 começou nesta segunda-feira, 3, em formato não presencial, na rede pública estadual do Tocantins. As equipes escolares foram orientadas pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e pelas Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs) na elaboração dos roteiros de estudos, que são um dos instrumentos que as escolas e os professores têm para direcionar os estudos individuais dos estudantes em casa. 

A estratégia é utilizada tendo em vista a suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia. Os roteiros são entregues nas unidades de ensino para os pais ou responsáveis dos estudantes, seguindo os protocolos de biossegurança. E para aqueles que residem na zona rural, a entrega é feita com o transporte escolar de cada município. 

De acordo com a superintendente de Educação Básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, o formato de aulas, orientado pelos roteiros, foi pensado para contemplar as necessidades educacionais de cada estudante, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

“Os professores planejam os conteúdos e a estrutura dos roteiros de maneira que os estudantes possam estudar em casa. As estratégias utilizadas nos roteiros buscam envolver a pesquisa, projetos, procedimentos conceituais, procedimentais e atitudinais visando ao desenvolvimento das habilidades dos estudantes, com base na BNCC e no Documento Curricular do Tocantins, para garantir a aprendizagem”, frisou.

Desenvolvimento das atividades

Cada unidade escolar tem autonomia para implementar formas de conectividade e interação com os estudantes, como os grupos de whatsapp. No Centro de Ensino Médio (CEM) Filomena Moreira de Paula, de Miracema, por exemplo, a equipe tem potencializado o trabalho a partir das vivências do ano anterior, quando também foi utilizada essa metodologia, conforme explica a coordenadora pedagógica Luciana Moreira Carneiro de França. 

“Temos preparado os roteiros de estudos, que a princípio realizarão um diagnóstico das habilidades e competências que os estudantes adquiriram em 2020 para, assim, com foco na BNCC, trabalhar de forma a nivelar e ampliar a aquisição de habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento do estudante protagonista. Estamos trabalhando por meio de roteiros impressos e cronogramas de atendimentos virtuais aos estudantes para sanar dúvidas ou dificuldades, e utilizaremos os recursos tecnológicos que as famílias dispõem, sempre que possível”, detalhou.

A diretora da unidade de ensino, Gabriela Fernanda do Carmo, disse que a organização para a entrega dos roteiros foi elaborada de acordo com a realidade do município e de forma que todos estejam seguros. 

“Nossos roteiros de estudos são entregues e recolhidos quinzenalmente. Definimos, junto com as famílias, os períodos de retirada e entrega das atividades para preservar a saúde de toda a comunidade escolar. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança”, pontuou. 

Após receberem o material, os estudantes devem pesquisar os temas, responder aos roteiros e então entregar na escola para que os professores possam analisar, corrigir e dar o feedback necessário para garantir a aprendizagem. 

Edição: Luiz Melchiades

Fonte: Governo TO

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