Política

Romaria de carros de bois de Trindade já está oficialmente no calendário cultural de Goiás

Publicado

em

Recebeu sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.758 (originalmente projeto de lei nº 10979/22), de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que inclui no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás a romaria de carros de bois, realizada, anualmente, no município de Trindade, durante a Festa do Divino Pai Eterno. 

O projeto de lei visa reconhecer a importância da tradição da romaria de carros de bois na cultura de Goiás. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu essa manifestação como Patrimônio Cultural Brasileiro no dia 15 setembro de 2016. “Esse reconhecimento simboliza a obrigação do poder público de preservar essa manifestação cultural e religiosa que expressa a identidade cultural de homens e mulheres do campo”, defende a parlamentar.

A Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é realizada, anualmente, entre o final de junho e início de julho. Entre os milhares de fiéis, estão famílias que saem das fazendas de diversas cidades de Goiás e de outros estados e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer as bênçãos recebidas e pagar suas promessas.

READ  Goiás registra 37 mortes por Covid-19 em 24h

Desta forma, a romaria representa a cultura e as antigas práticas do modo de vida rural. Ao usarem um meio de transporte tido como anacrônico, os carreiros e os demais participantes do evento rememoram os tempos dos seus antepassados e reconstroem a tradição da vida rural e das devoções religiosas.

A preparação para a romaria envolve diversas atividades, desde os reparos nos carros de bois, os mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto, até o aluguel para ficar na cidade durante a festa. “Deste modo, os carreiros da romaria de carro de bois, sendo herdeiros, guardiões e transmissores dos costumes da vida rural, buscam apoio financeiro do poder público para continuar essa tradição”, explica Adriana Accorsi. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA