Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Romaria de carros de bois de Trindade já está oficialmente no calendário cultural de Goiás

Publicado

em

Recebeu sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.758 (originalmente projeto de lei nº 10979/22), de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), que inclui no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás a romaria de carros de bois, realizada, anualmente, no município de Trindade, durante a Festa do Divino Pai Eterno. 

O projeto de lei visa reconhecer a importância da tradição da romaria de carros de bois na cultura de Goiás. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu essa manifestação como Patrimônio Cultural Brasileiro no dia 15 setembro de 2016. “Esse reconhecimento simboliza a obrigação do poder público de preservar essa manifestação cultural e religiosa que expressa a identidade cultural de homens e mulheres do campo”, defende a parlamentar.

A Festa do Divino Pai Eterno em Trindade é realizada, anualmente, entre o final de junho e início de julho. Entre os milhares de fiéis, estão famílias que saem das fazendas de diversas cidades de Goiás e de outros estados e seguem de carro de boi até Trindade para agradecer as bênçãos recebidas e pagar suas promessas.

Desta forma, a romaria representa a cultura e as antigas práticas do modo de vida rural. Ao usarem um meio de transporte tido como anacrônico, os carreiros e os demais participantes do evento rememoram os tempos dos seus antepassados e reconstroem a tradição da vida rural e das devoções religiosas.

A preparação para a romaria envolve diversas atividades, desde os reparos nos carros de bois, os mantimentos que serão consumidos, ofertados ou vendidos durante o trajeto, até o aluguel para ficar na cidade durante a festa. “Deste modo, os carreiros da romaria de carro de bois, sendo herdeiros, guardiões e transmissores dos costumes da vida rural, buscam apoio financeiro do poder público para continuar essa tradição”, explica Adriana Accorsi. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA